9 momentos em que personagens LGBTs de animações foram censurados na TV

Recentemente o Cartoon Network quebrou os moldes tradicionais dos desenhos animados e apresentou um pedido de casamento entre duas personagens femininas da animação Steve Universe.  É a primeira primeira vez, na história animada, que um casal do mesmo sexo vive uma situação de casamento .

No episódio intitulado “The Question”, duas personagens da série, Ruby e Sapphire, ficaram noivas. Na animação, relacionamento da duas tem sido um foco central em toda a série, já que tanto Ruby quanto Sapphire “se fundem” para formar uma jóia de cristal.

Durante uma recente entrevista com ao EW, a criadora do programa, Rebecca Sugar, mencionou a importância de incluir a cena. “Temos absolutamente de dizer às crianças LGBTs que elas pertencem a este mundo e elas merecem ser amadas”, disse ela. “Não podemos esperar até que uma criança cresça para dizer que eles merecem existir e que a história deles é importante. Estou impressionado com a emoção, pensando nos anos de trabalho incansável de todos nós na equipe que leva até este momento. ”

A Steven Universe se destaca por sua disposição contínua em abordar os temas LGBTs e a fluidez de gênero. Este último momento de representação da série chamou a atenção dos fãs, e fez muito barulho nas mídias sociais.

Star vs. Forças do Mal, primeiro beijo gay em desenho da Disney

Como apontado por EW e The Guardian, séries animadas continuaram a aumentar sua representação de personagens LGBTQ + nos últimos anos. Os destaques recentes incluem o primeiro beijo homoafetivo da Disney em 2017 no Star vs. Forças do Mal e uma representação de um relacionamento entre pessoas do mesmo sexo em The Legend of Korra, da Nickelodeon.

Durante anos, séries animadas abriram caminho para a representação LGBT. Mas o ponto de partida nem sempre é fácil – em todo o mundo, as caricaturas queer-friendly foram censuradas por redes e agências governamentais.

Confira abaixo 9 desenhos que foram alvo de censura por conta de mensagens pró-LGBTs:

1 –Postcards From Buster

Este programa da PBS foi um spinoff da popular série animada Arthur. Em 2005, o episódio “Sugartime!” Buster faz uma viagem a Vermont, onde conhece um casal de lésbicas que administra uma fazenda e faz xarope de bordo. (Na época, Vermont era um dos únicos estados a oferecer parcerias domésticas com pessoas do mesmo sexo.) Apesar da natureza insípida do episódio, a secretária de Educação da era Bush, Margaret Spellings, criticou a rede pública por “promover o estilo de vida gay”. Ela exigiu que o episódio fosse retirado, e só foi ao ar em algumas estações por todo o país.

“Você pode ter certeza de que, no futuro, o departamento ficará mais claro quanto às suas expectativas quanto a qualquer programação futura que financie”, disse Spellings aos criadores do programa.

2 –Sailor Moon

Amado anime japonês Sailor Moon originalmente retratou Sailor Neptune e Sailor Uranus como um casal de lésbicas que muitas vezes compartilhavam momentos de ternura e olhares de desejo.

Mas quando os distribuidores levaram o show para o exterior, o relacionamento deles foi alterado: na França, Polônia, Itália e Estados Unidos, os pareciam “amigos íntimos” ou “primos”. Uma rede russa até reescreveu Sailor Urano como homem, e contratou um ator masculino para fornecer a voz do personagem.

3 – “The Amazing World of Gumball”

Em 2011, um episódio da primeira temporada deste programa Cartoon Network foi censurado na Austrália e na Nova Zelândia por incluir um beijo entre os dois protagonistas, Darwin e Gumball, bem como um comentário sobre “quão grande” foi o beijo.

Na Polônia e na América Latina, diferentes episódios de Gumball também foram censurados por “toques homossexuais”.

4 – “Bob Esponja”

Em 2012, os censores da Ucrânia tentaram proibir a exibição do SpongeBob Squarepants, denunciando a série como uma “ameaça real às crianças”.

A principal queixa da Comissão Nacional de Peritos em Proteger a Moralidade Pública da Ucrânia foi a suposta implicação da homossexualidade entre Bob Esponja e seu melhor amigo Patrick. (As duas criaturas do mar freqüentemente dão as mãos.)

As autoridades também citaram a grande base de fãs gay da série como um motivo para anular a série.

5 – “Clarence

A Cartoon Network abriu novos caminhos ao incluir um casal gay nesta série de desenhos animados em 2014. Mas os fãs ficaram irados quando souberam que um beijo entre os dois homens foi censurado.

No corte original, um homem cumprimentou seu parceiro em um restaurante com um beijo nos lábios. Mas na versão que foi ao ar, foi um beijinho nas bochechas.

Cartoon Network se redimiu: Um episódio de junho de 2016 destacou os atores Lea Delaria e Tig Notaro como as vozes por trás das mães lésbicas E.J. e Sue.

6 –Steven Universe

Steven Universe foi elogiado por sua visão única sobre gênero, mas as emissoras do Reino Unido determinaram que um episódio de 2015 com Pearl e Quartz dançando juntos a uma canção romântica era muito ousado e censurou o episódio.

A Cartoon Network defendeu a escolha, alegando: “Sentimos que a versão ligeiramente editada é mais confortável para as crianças locais e seus pais”.

7 –Gravity Falls

Uma proposta de relacionamento lésbico no Disney’s Gravity Falls foi rejeitada por altos escalões cautelosos, que disseram ao criador Alex Hirsch que ele não poderia incluir o casal, mesmo que por uma breve aparição. A ideia veio de um dos artistas de storyboard de Hirsch, disse ele ao The Mary Sue em 2014, e quebrou o coração para cortá-lo.

“Eu queria estabelecer um precedente, e argumentei que pequenas coisas como essa poderiam significar o mundo para as pessoas e que qualquer um que estivesse chateado merecia estar chateado”, disse Hirsch. “Mas, apesar dos meus maiores esforços, finalmente chegou a hora de mudar a cena ou nós mesmos a cortaremos do episódio”.

Hirsch acabou incluindo um casal gay em Gravity Falls: Sheriff Blubs e Vice Durland, que fez história em fevereiro de 2016 como o primeiro casal gay animado da Disney.

8 – “The Legend Of Korra”

Em junho de 2017, autoridades quenianas fizeram manchetes depois de proibir meia dúzia de desenhos animados que consideravam “pró-gay”. A lista incluía The Legend Of Korra, da Nickelodeon, que se concluiu com uma implícita relação lésbica entre os protagonistas de Korra. e Asami. (O relacionamento foi mais tarde explicitamente confirmado em um spinoff de histórias em quadrinhos.)

Outras séries barradas do país africano incluíram Hey Arnold, Universo de Steven, A Casa Elevada, Gravidade Cai e Clarence.

9 -“The Loud House”

https://www.youtube.com/watch?v=RSrt-PJPSbc

Em um episódio de julho de 2016, The Loud House da Nickelodeon apresentou brevemente brevemente um par de pais gays casados. Foi anunciado como uma vitória dos defensores LGBT – mas foi considerado “inapropriado” para o público sul-africano e vetou a cena. Mas como a DStv serve toda a África, os espectadores de todo o continente ficaram de fora da cena.

“A Nickelodeon se esforça para garantir que o conteúdo respeite as diferentes tradições e valores familiares em cada país”, disse um representante da News 24 Africa.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais