Riverdale dá show de representatividade LGBTQ teen na tv

Baseada na série de quadrinhos “Archie Comics”, a série americana “Riverdale” apenas em sua 3ª temporada já é uma das mais vistas do mundo, com prêmios como “Teen Choice Awards” e “MTV Movie & Tv Awards” em seu currículo, a série conta com uma grande parte de personagens LGBTQ em seu elenco fixo.

Kevin Keller

Kevin (Casey Cott) é o melhor amigo da personagem Betty Cooper, a relação dos dois foge muito do estereótipo “amiga heterossexual com o chaveiro gay”. O personagem tem arcos individuais bem interessantes, que não giram totalmente ao redor de sua sexualidade.

Cheryl Blossom

Cheryl (Madelaine Petsch) faz um pouco o esteriótipo de “Patricinha Rica e Popular” do “Riverdale High School” na primeira temporada. Apesar disso nos anos seguintes a personagem apresenta questões mais profundas. Sua sexualidade é um arco explorado na segunda temporada como trama e é bem intensa envolvendo inclusive uma terapia de “Conversão Sexual” em um instituto psicológico.

Joaquin DeSantos

Joaquin (Rob Raco) é o namorado de Kevin na primeira temporada, depois com o desenvolvimento da trama o personagem tem a necessidade de sair do cenário principal da série e faz uma apenas uma pequena aparição na segunda temporada.

Moose Mason

A sexualidade de Moose (Cody Kearsley) é colocada em paralelo com os contextos sociais de masculinidade e esteriótipos machistas. Moose tem um caso com Kevin na primeira temporada mas ainda não saiu do armário, talvez por ele ser uma dos integrantes do time de futebol americano da escola e conviver muito amigos homens e heterossexuais que não tem uma mente tão aberta para esse tipo de assunto. Na segunda temporada ele aparece com uma namorada, porém depois de um acidente trágico que a garota sofre ele retoma o seu caso com Kevin.

Toni Topaz

Toni Topaz (Vanessa Morgan) é uma personagem muito forte e cheia de personalidade e que chama atenção dentro do universo da série. Ela é uma das poucas mulheres dentro do motoclube “Serpentes” que habita a cidade. Topaz tem um relacionamento como o personagem Jughead no começo da segunda temporada e depois firma um romance com Cheryl Blossom.

Chic

Chic (Hart Dento) é apresentado como um garoto de programa e camboy meio-irmão da personagem principal Betty Cooper na segunda temporada. Mais tarde o personagem apresenta traços de sociopatia e vários traumas psicológicos por toda a violência que já viveu na vida.

Fangs Fogarty

O personagem Fangs (Drew Ray Tanner) é apresentado na segunda temporada e também é integrante do motoclube “Serpentes”. A sexualidade do personagem é sempre muito misteriosa de acordo com declarações na série, os fãs mais fervorosos de “Riverdale” apostam na bissexualidade do estudante.

É bom ressaltar que a série é um dos carros chefe do canal de televisão aberta The CW, que investe muito em séries teen, tais como: Supernatural, Arrow, The Flash, Supergirl entre outras. A importância sobre a representatividade que todos esses personagens trazem para as casas de milhares de pessoas que consumem o canal e a própria série, além dos adolescentes que se indentificam com essas questões.

Sobre Guilherme Gonçalves

Paulistano, 27 anos e diretor de arte. Atuou em agências do meio digital, atualmente com foco em comunicação visual e redes sociais. Apaixonado por música, cinema , séries, moda e tudo que desconstrua os padrões sociais estabelecidos.