Liniker canta Forever Young em campanha de alerta sobre a expectativa de vida de pessoas trans

Prepare o lencinho e venha se emocionar com esse vídeo lindo que chama atenção para uma triste realidade do Brasil: devido à violência e ao ódio, a expectativa de vida de pessoas trans é de apenas 35 anos em nosso país,
metade da expectativa da população cisgênero.

Esse dado é brutal e é a mensagem do filme produzido para o portal de notícias LGBTQI+ Athos. A Young & Rubicam criou a campanha e convidou a Produtora FAUNA para desenvolver este filme, por conta de sua visão sob o tema. Com base em sua metodologia, a FAUNA buscou montar uma equipe com lugar de fala para narrar esta história. A convite da produtora, a roteirista Luh Maza – uma das principais roteiristas trans em atividade hoje no Brasil – se juntou a Uni Corrêa – pesquisadora – para desenvolverem juntas não só esse enredo, mas suas nuances.

Os versos da música Forever Young da banda Alphaville, que completa 35 anos em 2019, foram interpretadas em uma versão inédita pela cantora Liniker e se tornaram a trilha sonora de um curta-metragem sobre o amor de Guto e Onika, um casal real e transcentrado. “Mais do que fazer um curta-metragem, defendemos a representatividade e a inclusão de profissionais trans no mercado audiovisual e publicitário” disse Del, diretor da FAUNA.

“Esta foi a primeira vez que não fui a única trans em uma equipe. Todas nós temos histórias próprias para contar e, hoje em dia, temos uma parcela pequena de representatividade, especialmente em campanhas para marcas de moda. Mas sempre com um toque de glamourização. Nós não queremos só isso. Queremos nos sentir realmente representadas”, disse Uni Corrêa, pesquisadora do filme.

“Queremos ter esperança, estamos cansadas do fetichismo sobre a violência que sofremos diariamente. Escolhemos contar a história de um casal transcentrado, negro, com baixa passabilidade, pois essa é a nossa realidade”, pontuou Luh Maza.

90% das mulheres transexuais no Brasil acabam na prostituição por abandono das famílias e falta de oportunidades de trabalho.

Confira o vídeo da campanha:

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.