Tatuador de São Paulo promove ação para cobrir cicatrizes de tentativa de suicídio

O tatuador Mahadevil está recrutando outros tatuadores que topem tatuar de forma gratuita. O objetivo é substituir cicatrizes por desenho e alertar sobre a importância do Setembro Amarelo

A depressão é um transtorno comum em todo o mundo e estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com ele. Durante episódios depressivos, a pessoa pode ter um humor deprimido, perda de interesse, prazer, energia reduzida, levando a uma diminuição das atividades em geral por pelo menos duas semanas.

Além disso, a depressão também causa sintomas como, ansiedade, distúrbios do sono e de apetite, sentimento de culpa, baixa autoestima e falta de concentração.

Segundo a OMS (organização Mundial de Saúde), o suicídio representa 1,4% das mortes em todo o mundo. Entre os jovens de 15 a 29 anos é a segunda principal causa de morte.

Em prevenção ao suicídio a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e o CFM (Conselho Federal de Medicina), realiza nacionalmente o Setembro Amarelo, movimento de conscientização sobre o suicídio, automutilação e depressão,

Pensando nisso, durante todo o mês setembro, o projeto Cicatrizes, vai tatuar gratuitamente pessoas que possuem marcas causadas por esses motivos.

O tatuador Pietro Marinho Di Francesco, 22 de São Paulo (SP), mais conhecido como Mahadevil, tem o objetivo de ressignificar energias que estão nas cicatrizes, transformando a dor dessa lembrança em arte, superação e força.

Inspirado na filosofia havaiana Ho’oponopono, onde os efeitos são a alma livre para emanar boas energias e paz interior. 

“O método vem do Havaí, dos Kahuna, é uma limpeza de memórias. Na medida que as pessoas vão acessando na memória do por que aquela cicatriz está ali, elas devem repetir a si mesma as frases ‘Sinto Muito. Por favor, me perdoe. Sou grato’, dessa forma limpamos todo sentimento ruim e mandamos para um campo de pura luz. ”, explica o tatuador sobre a importância do método e das tatuagens.

Tatuagem feita em cima de cicatrizes por Mahadevil ( Fonte: Instagram )

“A importância desse projeto é que as pessoas ao olharem essas cicatrizes, olhem de uma outra forma, olhem para o que está por vir, para o futuro, para o amuleto que está tatuado ali. A tatuagem tem o propósito de transformar os sentimentos de vergonha e culpa, em transformação e força. Acredito que essa atitude ajudará muitas pessoas a superarem seus desafios internos e mostrar um novo sentido para a vida delas, de como o mundo pode ser melhor, mais bonito e que vale a pena ficar vivo”, afirma Mahadevil.

Como participar

As pessoas que tiver interesse em tatuar e cobrir suas cicatrizes devem mandar um e-mail para o cicatrizes@mahadevil.com.br, contando suas histórias e fotos de suas cicatrizes.

O intuito do tatuador é conseguir ajudar mais pessoas possíveis, por isso está procurando tatuadores do Brasil inteiro que queira fazer parte dessa ação solidária.

“Recebi vários e-mails de vários estados, por isso, estou fazendo uma seleção de tatuadores, para que assim possamos tatuar durante o mês de setembro todos os dias da semana, no Brasil inteiro”, finaliza Mahadevil.

Os artistas interessados a participar devem enviar o nome completo, e-mail, telefone, estado e cidade que reside e portfólio para selecaotatuadores@mahadevil.com.br. As inscrições ficarão abertas até o dia 31 de julho.

Sobre Bianca Colluci

Graduanda em Jornalismo e nas batalhas da vida. Adora o aleatório, se apaixona pelo simples e se encanta em registrar momentos. Engajada nas lutas contra as desigualdades, semeadora do amor ao próximo e sempre pronta para o novo.