Steven Universe aborda transexualidade na reta final de sua temporada

A produção original do Cartoon Network, Steven Universe, chegou ao final de sua 5ª temporada. Criada por Rebecca Sugar, é a primeira série do canal criada por uma mulher sozinha.

Na animação acompanhamos os Crystal Gems, alienígenas em forma humana que vivem na cidade de Beach City. Um deles desistiu de sua forma humana para criar uma criança com um ser humano que é Steven, o personagem principal. O final da temporada faz menção a pessoas trans ao contestar a identidade de gênero de Steven, por ele carregar a “gem” de sua mãe acreditam que ele seria ela mesma e inclusive o chamam pelo nome da personagem. Ele sempre teve uma preocupação com a sua identidade e qual seria o seu real relacionamento com a sua mãe, Rose Quartz, que lhe deu a sua existência e a sua gem.

De acordo com alguns telespectadores transexuais em tweets e comentários e redes sociais durante o desenvolvimento de Steven em sua estadia na Terra seus questionamentos são muito semelhantes a questões diárias que pessoas trans passam em uma famílias que não as aceita ou compreendem muito bem. Esse subtexto trans vem a tona no episódio que encerra a temporada com o título de “Change Your Mind”.

O episódio tem como foco principal os outros personagens aceitarem Steven do seu jeito, inclusive com um diálogo muito representativo quando concluem: “eu acredito que ela prefere ser chamada de Steven”.

Sobre Guilherme Gonçalves

Paulistano, 27 anos e diretor de arte. Atuou em agências do meio digital, atualmente com foco em comunicação visual e redes sociais. Apaixonado por música, cinema , séries, moda e tudo que desconstrua os padrões sociais estabelecidos.