5 livros imperdíveis com personagens LGBTQIA+ da DarkSide

Famosa por suas belíssimas capas e pelos livros de temática de terror, a editora DarkSide também abriga a diversidade em suas edições. Dos clássicos aos recém-lançados, confira agora 5 livros que contemplam personagens LGBTQIA+:

1) O Príncipe e a Costureira

Sebastian é o príncipe herdeiro da Bélgica. Ele está em busca de uma esposa — ou melhor, seus pais estão cuidando disso para ele. Sebastian, na verdade, está mais ocupado escondendo seu segredo de todos: à noite, ele coloca vestidos ousados e sai pelas ruas de Paris como a fabulosa Lady Crystallia, o ícone fashion da capital da moda. Tal façanha é graças ao belíssimo trabalho de Frances, sua melhor amiga e costureira, e uma das duas únicas pessoas que sabem a verdade. 

2) Mooncakes

Criada por Suzanne Walker e Wendy Xu, a obra traz uma saborosa história de autodescoberta, acolhimento familiar e laços que resistem à passagem do tempo. Nova Huang é uma jovem bruxa de nacionalidade chinesa e americana, que trabalha na livraria de suas avós, onde vendem obras de bruxaria e magia e passa pela experiência do luto após o falecimento dos seus pais. Em uma noite de lua cheia, ela é atraída por um lobo branco até uma floresta e se depara com ume antigue crush de infância, Tam Lang, que precisa desesperadamente de ajuda.


3) Ed Wood: Contos e Delírios

O livro reúne 33 histórias escritas pelo diretor ao longo da década de 1970 e chega em uma edição especial com ilustrações exclusivas de Laerte Coutinho e introdução de Paulo Biscaia Filho. Wood entrou para a história ao se destacar entre os piores diretores de todos os tempos, e deu vida a filmes estranhos, excêntricos, mas muito autênticos. Foi capaz de erguer sozinho um universo em preto e branco cercado de sombras dramáticas, erros técnicos, linhas de nylon, maquetes toscas, atuações amadoras, transbordando clichês e efeitos especiais dignos de uma feira de ciência da quinta série. Alheio às críticas e aos insultos, a paixão de Wood transformou seus discos voadores, zumbis, vampiras e strippers no mais puro fascínio entre o público.

4) Carmilla

Um clássico imortal e inesquecível, Carmilla apresenta uma das primeiras vampiras da literatura. A personagem enigmática crava suas presas e tem sua história contada pela jovem Laura, que recorda os misteriosos acontecimentos que ainda a assombram, quando a bela e sedutora Carmilla entrou em sua vida. A ilustração fica por conta da italiana Isabella Mazzanti, que convida uma nova geração a mergulhar na atmosfera da trama, onde medo e desejo se sobrepõem. 

5) Orlando: Uma Biografia

A trama é centrada no jovem Orlando, um aristocrata que desfruta dos prazeres serenos de uma vida abastada na Inglaterra do século XVI. Acompanhamos sua jornada da adolescência aos trinta anos, entre poemas e paixões. Certo dia, em uma viagem a Constantinopla, ele acorda com um corpo de mulher. Escrito para emular um registro biográfico, o romance é um verdadeiro tour de force literário. Enquanto nos guia por quase quatro séculos de narrativa, a autora corajosamente atravessa as fronteiras de tempo, gênero e identidade.

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.