Masculinidade frágil | Vladimir Putin quer proibir sorvete com as cores do arco-íris

Apoiado na lei russa que proíbe ‘propaganda gay’, o presidente argumenta que a cor do sorvete pode influenciar crianças e se “tornarem” homossexuais

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu monitoramento a respeito do lançamento de um sorvete com cor arco-íris no país. A ação preconceituosa aconteceu durante uma videoconferência onde a chefe da União das Mulheres alertou sobre um sorvete comercializado tendo a cor “arco-íris”, símbolo das cores da bandeira LGBTQIA+.

Putin pediu que a lei de “propaganda gay” promovesse esforços para coibir “estilos de vidas não tradicionais”.

Yekaterina Lakhova, chefe da União das Mulheres, comparou a bandeira do movimento ao símbolo nazista.

“Eles estão promovendo discretamente essas lindas cores do arco-íris, usando palavras legais, anunciando um sorvete chamado ‘Rainbow’. Mesmo indiretamente, essas coisas acostumam nossos filhos a essa bandeira. Não gosto do arco-íris, assim como não gosto da suástica’, disse.

A homossexualidade foi descriminalizada na Rússia desde 1993, mesmo assim, a lei federal considera a promoção pública de pautas LGBTQIA+ como crime. Quem descumprir e violar esse artigo, pode pagar multa de US$ 7.000.

Conhecida como “Lei de Propaganda Gay”, o objetivo dela é de proteger as crianças contra informações que advogam pela negação dos valores familiares tradicionais. A legislação foi promulgada em junho de 2013. Até o exato momento, nenhum protesto efetivo foi realizado para derrubar a lei homofóbica.

“Se há razões para acreditar que algo é propaganda de valores que não são tradicionais para nós, então deve ser gerenciado pela sociedade, mas não de forma agressiva” disse Putin.

Relatórios da Human Rights Watch apontaram que o regulamento russo promoveu hostilidades, estigmas, assédio e violência contra o público LGBT.

Serviços inclusivos também foram prejudicados. Jovens foram deixados de lado e informações que poderiam trazer acolhimento para inúmeras pessoas, foram proibidos. O código ainda impede que profissionais de saúde mental aconselhem crianças em dúvida com sua orientação sexual e identidade de gênero.

“A lei da ‘propaganda gay’ da Rússia está prejudicando os jovens, cortando-os de informações vitais. E em meio à intensa hostilidade social que cerca as pessoas LGBT na Rússia, a lei impede que prestadores de serviços de saúde aconselhem crianças que têm dúvidas sobre orientação sexual e identidade de gênero”, disse Michael Garcia Bochenek, consultor de direitos das crianças da Human Rights Watch.

Os fabricantes de sorvete russos dizem que irão apelar para o interesses das crianças por cores brilhantes. No entanto, o vice-presidente da Chistaya Liniya, produtora do sorvete “Rainbow”, contestou a acusação de Lakhova e disse que seu produto não é pró-LGBTQ alegando que é a favor da família tradicional por ter votado contra o casamento gay.

“Acreditamos que o arco-íris é a luz do sol depois da chuva, não a bandeira LGBT”, disse Armen Beniaminov.

Sobre Luiz Fernando Figliagi

Estudante de comunicação social em Ribeirão Preto. Jornalismo por amor e cinema como sonho, vibrei muito quando Parasita venceu o Oscar. Amante de Friends, fã de Harry Potter e músico nas horas vagas. Faço parte dos 5,5 milhões que não tem o registro do pai biológico no RG.