SOS mulher | Aplicativo para vítimas de violência doméstica aciona a polícia quando o agressor se aproxima

Compartilhado em tempo real com a Policia Militar, app funciona para quem tem medidas preventivas contra o agressor

A violência doméstica contra a mulher é um problema social e público, de acordo com o § 2º do art. 3º da Lei Maria da Penha, é de responsabilidade da família, da sociedade e do poder público assegurar às mulheres o exercício dos direitos à vida, à segurança, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

violência doméstica (Fonte: Rádio Hertz)

Dados da ONU (Organização das nações unidas), apontam que 1, a cada 3 mulheres, sofre algum tipo de violência física ou sexual durante a vida e que a durante a quarentena em meio à pandemia da COVID-19 esses números estão aumentando.

O chefe da ONU, António Guterres, recomenda aumentar o investimento em serviços de denúncias online, afim de ajudar a vítima denunciar seus agressores e garantir que os sistemas judiciais continuem realizando processos contra eles. Desenvolvida pela Policia Militar do estado de São Paulo e pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, o SOS Mulher é um aplicativo tem como objetivo promover a segurança às pessoas em situação de vulnerabilidade.

Aplicativo SOS MULHER (Fonte: Metro Jornal)

Como funciona

Ao obter na Justiça a medida protetiva contra o agressor, a vítima pode fazer o cadastro no aplicativo, no caso de descumprimento da determinação judicial, é possível acionar imediatamente o serviço de emergência 190.

Quando acionado, o SOS mulher, envia imediatamente a localização aproximada da vítima para todos os Centros de Operações da Policia Militar de São Paulo.

Além do aplicativo o governo de São Paulo, em função da pandemia, também disponibilizou o registro de ocorrências pela internet, no site www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br.

Já no www.sosmulher.sp.gov.br. é disponibilizado vídeos informativos sobre o combate à violência, a plataforma é atualizada diariamente com vídeos informativos de aproximadamente um minuto. O intuito é incentivar o compartilhamento do conteúdo via redes sociais e aplicativos de mensagens para que as informações atinjam o maior número possível de mulheres.

Sobre Bianca Colluci

Graduanda em Jornalismo e nas batalhas da vida. Adora o aleatório, se apaixona pelo simples e se encanta em registrar momentos. Engajada nas lutas contra as desigualdades, semeadora do amor ao próximo e sempre pronta para o novo.