Black Lives Matter | Premier League substitui sua logo por frase contra o racismo

Além da troca nos patchs, todos os jogadores dos 20 times da liga trocaram os seus nomes das camisas para a frase do movimento antirracista

A Premier League, engajou-se no movimento antirracista “Black Lives Matter”, iniciado após o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos. Após grande repercussão da corrente, a Premier League decidiu aproveitar a força que o assunto ganhou para apoiar a causa. 

Além da troca nos patchs, todos os jogadores dos 20 times da liga trocaram os seus nomes das camisas para a frase do movimento antirracista “Black Lives Matter”.

Em nota conjunta os jogadores escreveram:

“Nós, jogadores, mantemos o objetivo singular de erradicar o preconceito racial onde quer que exista, de criar uma sociedade global de inclusão, respeito e igualdade de oportunidades para todos, independentemente de sua cor ou credo”, dizia o comunicado. “Este símbolo é um sinal de união de todos os jogadores, funcionários, clubes, árbitros e da Premier League”.

A Premier League disse que apoia a iniciativa e dará um tempo para os jogadores que quiserem ajoelhar-se antes do início das partidas.

“A Premier League acredita que não há espaço para o racismo, em lugar nenhum”, o anuncio aconteceu ainda no calor do movimento, porém foi muito elogiado por todos que estão de alguma forma dentro da competição.

O maior apoiador e ativista do movimento dentro da liga inglesa é o atacante do Manchester City, Raheem Sterling, que declarou seu apoio ao “Black Lives Matter” em entrevista ao “Sky Sports News” afirmou que “agora é hora de agir” contra o racismo.

“Sinto que estou falando pela maioria dos negros. Todo mundo está cansado. Muitas pessoas estão gritando por ajuda na sociedade. Com os protestos na América se transferindo para o Reino Unido, sabemos que muitas pessoas ficaram em silêncio. Agora eles não estão tentando obter apenas respostas, mas também mudar a sociedade”.

Raheem Sterling

Sterling ainda expôs o fato de que jogadores negros não tem chances de se tornarem treinadores de ponta. O atacante ainda deu como exemplo os casos de Frank Lampard e Steven Gerrad, ex-jogadores brancos, que se aposentaram a pouco tempo e hoje já treinam grandes equipes na Inglaterra.

Sobre Thiago Mokwa

Ribeirão pretano, graduando em jornalismo, amante da música, teatro, literatura, cinema e esportes. Indagador e curioso naturalmente, amo desafios e procuro sempre o conhecimento sobre os principais problemas da humanidade. Creio que a união faz a força e juntos somos mais fortes.