Foto: Jenna Schoenefeld / The New York Times

Kamala Harris é a primeira candidata negra a concorrer a vice-presidência dos EUA

O democrata Joe Biden, escolheu a senadora no final da tarde de hoje (11); atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou um vídeo criticando a ex-procuradora

O candidato à presidência pelo partido democrata, Joe Biden, 77, escolheu a senadora Kamala Harris, 55, para ser sua vice na chapa que disputa as eleições deste ano.

Caso Biden for eleito, Kamala será a primeira mulher e negra a exercer a função de vice-presidente dos Estados Unidos. Durante a nomeação do partido democrata para as eleições, Kamala criticou Biden por falas segregacionistas. Apesar do embate, os dois se aproximaram nos últimos meses.

“Eu tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris, como minha companheira de chapa”.

Com histórico recente na política estadunidense, a democrata fez carreira como procuradora-geral do estado da Califórnia. Foi eleita senadora em 2016 no mesmo estado.

Em 2018 se destacou quando Christine Blasey Ford acusou o indicado de Trump à Suprema Corte, Brett Kavanaugh, de a ter estuprado.

Também teve papel importante no julgamento sobre a investigação da possível interferência russa nas eleições americanas.

A ex-procuradora esteve à frente na marcha que ocorreu em Washington durante os protestos do Black Lives Matter, que aconteceram devido a morte de George Floyd. As manifestações foram em frente à Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, postou um vídeo nas redes sociais tentando ligar a imagem de Kamala à extrema-esquerda.

Vista por muitos como uma política do meio moderado e pragmático dos democratas, a nomeação da senadora reforça que a campanha de Biden terá um tom mais ao centro.

Até hoje, apenas duas mulheres foram candidatas a vice-presidência do país norte-americano. A democrata Geraldine Ferraro em 1984 e a republicana Sarah Palin em 2008.

As eleições presidenciais nos EUA acontecem em 3 de novembro.

Sobre Luiz Fernando Figliagi

Estudante de comunicação social em Ribeirão Preto. Jornalismo por amor e cinema como sonho, vibrei muito quando Parasita venceu o Oscar. Amante de Friends, fã de Harry Potter e músico nas horas vagas. Faço parte dos 5,5 milhões que não tem o registro do pai biológico no RG.