Do Brasil para o Mundo! Rita von Hunty se apresenta em festival de Lisboa

A educadora, drag queen e youtuber participa do Lisboa 5L – Festival Internacional Literatura e Língua Portuguesa, convidada pelo Itaú Cultural e pelo Oceanos. Evento será realizado na capital portuguesa de 4 a 8 de maio.

No dia 7 de maio, às 20h, a brasileira Rita von Hunty fala para o público do 5L – Festival Internacional Literatura e Língua Portuguesa sobre como a esperança, no sentido freireano, de Paulo Freire, torna-se possibilidade de resistência, de organização e de entendimento da história. A educadora, drag queen e youtuber desenvolverá o tema Afeto-efeito entrelaçando reflexões de grandes pensadores da educação, da sociedade e da cultura. Rita chega a Lisboa no mesmo dia, com Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural, Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura da Instituição e Selma Caetano, organizadora do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. 

Com o auxílio de Baruch Spinoza (1632-1677) e Gilles Deleuze (1925-1995), Rita discute o par afeto-efeito e quais são as possibilidades de organizar, resistir e lutar contra os poderes estabelecidos e os tomadores de almas. Os trabalhos de Raymond Williams (1921-1988) e Paulo Freire (1921-1997) também são evocados para entender como os afetos tristes são instrumentalizados na/pela política e como a educação pode fazer furo nesta estrutura perversa. Ao fim, Ursula K. Leguin (1929-2018) e Toni Morisson (1931-2019) conduzem à ação e à intervenção artística sob a esperança radical e da imaginação política como formas disruptivas de curar nossa civilização. 


Rita von Hunty é a persona drag do ator e professor Guilherme Terreri. Com formação em Artes Cênicas pela UNIRIO e Língua e Literatura Inglesa pela USP, Rita conduz – através dos Estudos de Cultura – discussões com seu público sobre temas sociais com horizonte emancipatório radical. Rita tem atuado no cinema, no teatro, na TV e no YouTube além de seus trabalhos como colunista na Carta Capital e vídeo colunista em uma série de outros meios. 

Sobre o festival lisboeta 

O Lisboa 5L é uma iniciativa da Câmara Municipal da capital portuguesa, que celebra simultaneamente a língua, a literatura, os livros, as livrarias e a leitura. 

O festival desenvolve vários temas, mas obedece sempre a um só lema: aparecer, efetivamente, como um festival com todas as letras. 

Nesta edição, de 4 a 8 de maio, debatem-se, representam-se e festejam-se tanto nomes esquecidos como nomes malditos da literatura portuguesa, presta-se atenção tanto às letras grandes como às letras miúdas e percorre-se o alfabeto de A-a-Z para mostrar as publicações mais recentes, sejam elas nacionais ou estrangeiras. 

Há lugar para a celebração do centenário de nascimento de José Saramago, mas, também, para a descoberta de jovens escritores, dá-se relevo ao retrato dos leitores anônimos, à educação (e à atuação) do público infanto-juvenil à celebração literária da língua coloquial, à manutenção de hábitos de tertúlia, de relação próxima entre o leitor e seu livreiro, de escrita nos gêneros mais consagrados ou nos mais banais, ou então no modo mais híbrido: o das linhas de areia deixadas por um escriba robô nos chãos de Lisboa.  

Aos serões, em uma grande sala, a mais nobre do Teatro São Luiz, decorrem os concertos, espetáculo que combinam letra e música em um impulso de aproximação à literatura percorrido tanto a capella como em samba, em hip-hop, ao som da viola campaniça ou em um tom de morabeza e sodade. 

Já em palcos mais pequenos, onde o público se pode aproximar dos atores e oradores, acontecem as leituras encenadas de que se compõe a faceta performática deste festival. 

[extraído do site oficial do evento. Veja mais em https://lisboa5l.pt] 

Sobre o Oceanos 

O Itaú Cultural consolidou em 2015 sua parceria com o Oceanos –Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, um dos mais prestigiados projetos internacionais de reconhecimento de autores que escrevem em português nos mais diversos países. 

A plataforma digital que disponibiliza os formulários de inscrição e recebe os PDFs dos livros inscritos para leitura e avaliação dos jurados foi desenvolvida pela instituição e vem, a cada edição, realçando as informações das literaturas em língua portuguesa para melhor atender às necessidades dos meios acadêmico, editorial e livreiro. Os livros inscritos e validados pela curadoria do prêmio são lidos e avaliados por júris internacionais compostos por escritores, poetas, professores e críticos literários dos países membros da Comunidade do Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

Na atual edição, o Oceanos passou a contar com um novo membro do corpo de curadores: o moçambicano Nataniel Ngomane, professor da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa de Moçambique. Ngomane junta-se aos jornalistas Isabel Lucas, de Portugal, e Manuel da Costa Pinto, do Brasil, e à pesquisadora Matilde Santos, de Cabo Verde, que também é curadora da Biblioteca Nacional do país. A coordenação-geral fica a cargo da gestora cultural luso-brasileira Selma Caetano. 

O Oceanos é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e conta com o patrocínio do Banco Itaú e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas da República Portuguesa; o apoio do Itaú Cultural, do Fundo Bibliográfico da Língua Portuguesa de Moçambique e do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, e o apoio institucional da CPLP. 

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.