13 atores trans que estão fazendo história em Hollywood

Conheça os atores e atrizes trans que estão abrindo espaço e deixando o seu legado na história do cinema, tv e teatro

De “Boys Don’t Cry” a “Transamérica”, “Clube de Compras Dallas” à “Garota Dinamarquesa”, Hollywood adora uma narrativa trans. Afinal de contas, eles historicamente não receberam indicações ao Oscar, aclamação da crítica e apropriação cultural para forçar a sociedade a ver o gênero e as lutas de uma comunidade marginalizada sob nova luz.

No entanto, o amor de Hollywood pelas histórias trans destaca um problema recorrente: seu igual amor aos atores cisgêneros, que a indústria quase sempre escala para interpretar papéis trans.

Pensando nisso, listamos 13 artistas trans que estão se destacando na arte da atuação. Confira!

Laverne Cox


De seu papel pioneiro como Sophia em “Orange is the New Black” para a capa da revista Time “Transgender Tipping Point”, que provocou uma discussão global e impulsionou a visibilidade trans para novas alturas, Cox é uma pioneira.

Em 2014, ela se tornou a primeira mulher trans a ser indicada ao prêmio Primetime Emmy; desde a sua participação em 2009 no programa “I Want to Work for Diddy”, da MTV, pelo qual recebeu um GLAAD Media Award.

Sua carreira na indústria do entretenimento e ativismo pelas causas LGBT, a colocou no centro das atenções e abriu as portas para muitos seguirem.

Elliot Fletcher


Além de se destacar pelas séries “Faking It”, “The Fosters” e “Shameless”, Elliot Fletcher inspira os jovens todos os dias através das redes sociais, onde ele frequentemente discute política e gênero.

Trace Lyssette

Lysette apareceu para o grande público em “Law & Order: Special Crimes Unit”

Em 2013, sua estrela realmente cresceu como Shea da aclamada série “Transparent” da Amazon. O que deveria ser uma aparição pontual, tornou-se um papel recorrente, graças ao talento e carisma inegável de Lysette na tela.

Asia Kate Dillon


Asia Kate Dillon, conhecida por “Orange is the New Black” como Brandy Epps, entrou para a história em 2017, aparecendo em Billions do canal Showtimes como o primeiro ator não-binário a aparecer em um programa de televisão no horário nobre.

O mesmo papel lhe rendeu uma indicação ao Critics Choice Awards, e ao Emmy,  As associações deixaram para ela escolher entre as categorias masculina ou feminina. Dillon escolheu “ator” – em inglês a palavra “actor” pode ser usada para ator ou atriz –  porque o termo é neutro em termos de gênero.

Isso levou o MTV Movie & TV Awards a tornar suas categorias completamente neutras em termos de gênero, o que mostra o quanto a decisão e o ativismo de Dillon estão causando impacto em toda a indústria.

Brian Michael Smith


Brian Michael Smith, um veterano do setor de atuação, apareceu como transgênero no ano passado através da aclamada série de drama “Queen Sugar” do canal OWN.

Em uma indústria que raramente desenvolve papéis trans, menores ainda são os papeis destinados a homens trans e menos ainda para pessoas não binárias.

O papel de Smith, na série produzida por Oprah, alcançou visibilidade e trouxe luz aos homens trans que continuam sua luta por maior visibilidade.

Amiyah Scott

Depois de disparar para o estrelato na mídia social no Instagram, Scott chamou a atenção de Lee Daniels, que então pediu a ela para fazer um teste para sua última série, Star on Fox.

Este papel fez de Scott a primeira mulher trans com um papel regular em uma série de uma grande rede. Compartilhando sua história de amadurecimento como uma mulher negra trans após o furacão Katrina, ela continua a inspirar as mulheres trans em todos os lugares.

Ellie Dessautles


A recém-chegadx Ellie Desautels fez sua estreia no drama da NBC “Rise”, tornando-se a segunda pessoa não-binária a aparecer no programa de televisão no horário nobre, depois de Dillon.

Angélica Ross

Angélica Ross é uma atriz, ativista e empreendedora, e seu papel de protagonista na série de web “Transgênica” e vencedora do Emmy, “Her Story”, colocou seu nome no centro das atenções.

Desde então, os créditos de Ross se expandiram para incluir o drama Claws, de Niecy Nash, e um papel de protagonista como Candy, no mais novo programa de Ryan Murphy, Pose.

Tom Phelan


Tom Phelan apareceu pela primeira vez na tela em 2014 como Cole em “The Fosters”.

Anteriormente, jovens adolescentes trans eram interpretados por atores cis, como Jordan Todosey e Adam Torres em Degrassi. Como um homem trans interpretando um homem trans, o retrato de Phelan deu mais autenticidade à representação na tela de jovens adolescentes trans.

No programa, as dificuldades de Cole para pagar os hormônios prescritos e de ser enganado ressoaram com muitos jovens trans. Phelan continua a aparecer esporadicamente no The Fosters” e fala e muito sobre questões trans.

Jamie Clayton


Do reality “MTV’S Transform Me” para seu papel de mudança de vida como Nomi on Sense8, Jamie Clayton é uma mulher em uma missão.

Desde sua estreia em 2009, Clayton expandiu suas redes sociais com sua personagem no sucesso da série Sense8 na Netflix.

Indya Moore


Uma estrela em ascensão da série Pose, Indya Moore é um nome que todos devem prestar atenção. Nascida em de Nova York surgiu em cena através do mundo da moda como modelo, com desfiles incluindo Gucci, Dior e uma participação especial no videoclipe de J.Views para “Don’t Push Away”.

Sua interpretação de Dijon no drama musical de 2017, Saturday Church, recebeu aclamação generalizada, e Moore está atualmente trabalhando em um novo projeto de ficção científica no Japão.

Ian Harvei

Os transexuais muitas vezes se tornam a piada de humoristas na TV, mas como um comediante trans, Ian Harvie está mudando o roteiro, retomando as narrativas de pessoas trans-masculinas e reposicionando pessoas trans no palco e na tela.

Ele cria rotinas de stand-up centrando sua vida como um homem trans em terapia de reposição hormonal para trans imagem corporal. Seus participações incluem as séries “Mistresses” e “Transparent”.

Jen Richards


Escritora, atriz, ativista e produtor são apenas alguns dos muitos atributos de Jen Richards.

Em 2016, ela recebeu uma indicação ao Emmy pelo “Her Story” ao lado da amiga, Angélica Ross. Richards ajudou a escrever, dirigir e produzir a série. Como fundador ada cerimônia anual de premiação do “Trans100”, Richards eleva continuamente a comunidade. Ela também apareceu em “I Am Cait” e “Nashville” com um papel recorrente.

Recentemente Jen mudou a historia quando foi contratada como a primeira atriz trans para interpretar uma mulher cis na série “Blindspot”.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais