Museu da Diversidade Sexual | ‘Amor nas Ruas’ traz histórias de amor de casais em situação de rua

Contrariando a música do cantor Criolo, a exposição mostra que existe SIM amor em SP

Histórias de amor adocicadas, parecidas com a das comédias românticas, podem acontecer em todo lugar. É a partir dessa perspectiva que o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigxs da Arte,  em parceria com o  produtor cultural e ativista social Heitor Werneck, lançam a exposição digital Amor nas Ruas pela plataforma Google Arts and Culture a partir do dia 10 de dezembro.
 
Amor nas Ruas retrata histórias vividas por casais que vivem às margens da sociedade, como prostitutas, travestis, gays, trans e lésbicas que, mesmo diante da miséria, se apaixonam e desenvolvem o afeto. Em meio ao caos e a luta pela dignidade da vida nas ruas da cidade de São Paulo, a série dá protagonismo e voz a esta população, cujos sentimentos são intensificados por sua situação.
 
A exposição parte de estudos de Heitor Werneck, que atua junto a grupos LGBTQIA+ e a população em situação de vulnerabilidade. Heitor convidou Lucas Mendes e Sandra Tiemi Yokota para ouvirem e registrarem sete destas histórias que compõem um painel emocionante de como estas pessoas superam suas dificuldades através do amor.  “Como eu faço ação social e vivo na rua, comecei a reparar as histórias de amor, fiz um estudo sobre o tema, mostrei ao Lucas e chamei a Sandra para viabilizarmos juntos o projeto”, comenta o produtor e ativista.
 
Werneck buscou inspiração no livro Diário de um ladrão, do escritor, poeta, dramaturgo e ativista francês Jean Genet, de 1949. Gay e filho de prostituta, Genet narra sua vida no período em que viveu pelas ruas de Paris e da Europa como ladrão e prostituto, experienciando a miséria, as traições, os roubos e o amor nas ruas. “Mais de sete décadas se passaram e, independentemente da época, quando se trata de amor, as histórias se repetem. Aqui, nosso protagonista é o amor de casais LGBTQI+ sem teto que vivem nas ruas de São Paulo”, dizem os produtores.
 
Amor nas Ruas prova que o amor é um sentimento universal e transformador na vida de todos os seres humanos, independentemente de sua condição social ou financeira. Participam do projeto os casais: Nicole e Vagner, Bruna e Carlito, Jacira Rodrigues e Edinéia Aparecida, Samara Paulo e Edivaldo dos Santos, Thiago e Mauricio, Maria Eduarda e Wanderson, Pérola e Gabriel. Saiba mais sobre eles aqui.
 
Serviço:
Amor nas Ruas
Exposição virtual de fotografia, vídeo e texto
Argumento: Heitor Werneck
Direção e Produção: Heitor Werneck, Lucas Mendes e Sandra Tiemi Yokota
Plataforma: Google Arts and Culture
A partir do dia 10 de dezembro

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.