Guia orienta como somar na causa anti-LGBTfobia e incentivar letramento nas empresas

Material de cunho educativo e totalmente gratuito visa alertar organizações sobre a importância de nutrir espaços de trabalho seguros e com mais empatia 

A Empodera, comunidade pioneira na construção de negócios inclusivos, acaba de lançar o “Guia LGBTQIAPN+ – Como somar na causa anti-LGBTfobia?”, desenvolvido para estimular organizações Brasil afora a serem mais plurais e inclusivas. 

Em junho, mês do orgulho LGBTQIAPN+, se faz necessário lembrar que apesar de 19 milhões de pessoas no Brasil, com 18 anos ou mais, se declararem lésbicas, gays ou bissexuais, 62% dos LGBTQIAPN+ ainda escondem a sua orientação sexual no ambiente de trabalho, segundo o Instituto Datafolha (2022). Portanto, quais práticas as lideranças podem adotar para tornar as empresas mais acolhedoras e livres de intolerância?

Pensando em fornecer ferramentas que ajudem a criar essas soluções, o Guia apresenta um Glossário, que explica o significado da sigla LGBTQIAPN+ e de vários outros termos usuais que envolvem a comunidade. Contextualiza também o cenário LGBTQIAPN+ atual no Brasil e exemplifica diversas microagressões praticadas no cotidiano, além de citar exemplos de frases LGBTfóbicas que devem ser retiradas do vocabulário. Sugere ainda datas comemorativas que são oportunidades para discutir sobre a temática no ambiente de trabalho e explica sobre a violação à cidadania LGBTQIAPN+, incentivando a denúncia.

Destaca também dados importantes para a compreensão da vida em sociedade de pessoas LGBTQIAP+. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX), o “pink money”, que representa o dinheiro gasto por integrantes da comunidade LGBTQIAP+, movimentou em 2020 cerca de 450 milhões de reais. Por outro lado, uma pessoa LGBTQIAP+ é assassinada ou se suicida a cada 27 horas no Brasil, que se mantém pelo 14º ano consecutivo entre os 80 países que mais matam pessoas trans, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA, 2022). 

A Associação traz ainda outro dado alarmante: 90% da população transexual e travesti tem a prostituição como a única alternativa de renda e possibilidade de sobrevivência (2021). E, segundo um levantamento do Infojobs (2021), 57% dos profissionais LGBTQIAPN+ acreditam que o discurso de inclusão é apenas marketing . Diante de um cenário no qual os integrantes da comunidade têm a sua existência violada e desrespeitada em diversas esferas, é urgente que os espaços corporativos adotem mudanças. 

Segundo Leizer Pereira, fundador e CEO da comunidade Empodera, basta olhar ao redor para reconhecer a importância de ações concretas nos ambientes de trabalho. “O resultado dessas pesquisas apenas reforça o cenário de intolerância, violência e desrespeito que pessoas LGBTQIAPN+ vivenciam diariamente. Não podemos continuar isentos. De maneira consciente ou não, a reprodução de todo o tipo de discriminação se perpetua também nos espaços profissionais. O primeiro passo das lideranças deve ser reconhecer o problema e agir. O Guia se propõe exatamente a mostrar por qual caminho seguir para iniciar essa transformação”, explica. 

Você pode encontrar o Guia LGBTQIAPN+ – Como somar na causa anti-LGBTfobia? clicando aqui.

+ Empodera 

A Empodera é uma das maiores plataformas do Brasil na construção e aceleração de negócios inclusivos, tendo uma metodologia de hackeamento de cultura (3S Empodera: Sensibilizar, Sistematizar e Sustentar), conectando talentos diversos com organizações engajadas na mudança do ambiente corporativo. Criada em 2016 por Leizer Pereira, o projeto hoje conta com cerca de 70 mil pessoas cadastradas, 10 mil acessos mensais e soma mais de 2000 pessoas contratadas em grandes empresas, como Google, B.A.T., White Martins, Pepsico, Ambev, Bayer, Santander, YDUQS, Anbima, Twitter, TechnipFMC, Enel, Ipiranga, Itaú e JP Morgan. www.comunidadeempodera.com.br

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.