Transversais | Documentário apresenta realidade de pessoas trans de forma humana e didática

Longe dos estereótipos de marginalização, o documentário apresenta histórias de sucesso que abordam desde a luta pelo reconhecimento profissional até a conquista do respeito pela própria família

Que a realidade do LGBTQIA+ no Brasil não é das melhores, isso infelizmente não é nenhuma novidade. O preconceito é uma constante na vida das pessoas que vivem fora da heteronormatividade, sobretudo para pessoas trans que são o maior alvo dos crimes de LGBTfobia em nosso país.

Em meio a essa dura realidade, o documentário “Transversais” surge como uma flor que cresce no meio do asfalto ao mostrar realidades transformadas pelo diálogo, amor e respeito ao próximo.

TRANSVERSAIS, dirigido por Émerson Maranhão, e produzido por Allan Deberton, conta com o depoimento de quatro pessoas trans que resgatam suas histórias passando por temas como trabalho, família, religião e autoaceitação. Tudo contado de uma forma tão leve, humana e acessível, que fica difícil para uma pessoa preconceituosa se manter desta forma depois de ver o filme. Até porque, o preconceito é por definição justamente isso: uma opinião formada antes mesmo de conhecer sobre o assunto.

Quem assistir o documentário terá a oportunidade de acompanhar histórias inspiradoras como da funcionária pública Samilla Marques que sempre se empenhou nos estudos para poder se destacar perante a sociedade pelo seu conhecimento e não por sua identidade de gênero. Poderá conhecer um pouquinho da saga da professora Érikah Alcântara que luta diariamente para acabar com o preconceito dentro e fora da escola, do enfermeiro Caio José que precisou passar por uma experiência de quase morte para decidir viver finalmente a sua verdade e também poderá se deliciar com a chuva de conhecimento do acadêmico Kaio Lemos que entende as limitações de sua mãe que ainda tem dificuldades em aceitá-lo enquanto homem trans.

O maior acerto do documentário foi justamente a escolha dos seus personagens que se expressam muito bem e transbordam carisma e conhecimento. Mas os melhores momentos de Transversais acontecem quando os familiares dão seus depoimentos contando como foi o processo de assimilar a transexualidade do seu ente querido. A maioria pessoas simples que tiveram pouco acesso aos estudos e que mesmo sem entender totalmente a condição de seus filhos os apoiaram e deixaram que amor falasse mais alto que o preconceito.

Presente na 45a Mostra de São Paulo, Transversais é um filme sensível e necessário. Um respiro mais que bem-vindo em um país governado por um homofóbico declarado. Dever de casa para quem é da comunidade LGBTQIA+ e uma verdadeira aula para quem não faz parte das siglas e quer aprender mais sobre o assunto.

Confira o trailer:

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.