Museu da Diversidade Sexual oferece cursos de capacitação profissional voltados para o público LGBTQIAP+ 

Estudantes recebem auxílio na construção de uma identidade profissional atraente para o mercado de trabalho

Na próxima terça-feira (30), será iniciada uma série de cursos de capacitação do Programa Centro de Empreendedorismo e Formações, um dos núcleos do Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O encontro “Construção do eu-profissional”, mediado por Larissa Zaqueo, graduada e mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais, apresentará aos participantes importantes ferramentas tecnológicas que potencializam a busca de oportunidades profissionais.
 

O curso, que também trará dicas de formatação de currículo, ensinará os participantes a criarem uma página profissional com ideias de como tornar o seu perfil mais atrativo em portais de recrutamento virtuais. Ao final de cada módulo, será proposto uma atividade prática de construção de um currículo digital, a partir das discussões levantadas durante a aula.
 

Esse primeiro encontro, on-line e gratuito, tem como objetivo capacitar e instrumentar pessoas da comunidade que estão à procura de emprego. Para Paula Cavalcante, articuladora social do MDS, essa série de cursos é uma ótima oportunidade de colocação ou recolocação no mercado de trabalho. “Normalmente, pessoas LGBTQIAP+, são desclassificadas já nas primeiras etapas do processo seletivo por não saberem como tornar o currículo algo atrativo para os recrutadores, isso se dá por não saberem que tipo de profissionais são, queremos que os workshops sirvam para esse fim de olhar para dentro”, diz Paula.
 

O curso “Construção do eu-profissional” disponibiliza 15 vagas que são destinadas, exclusivamente, para pessoas da comunidade LGBTQIAP+.

Serviço: 
Horário: Das18h às 21h
Número de Vagas: 15
Link de Inscrição: Link 

**O link da aula será disponibilizado após a confirmação de matrícula.

 
Centro de Empreendedorismo 

O Programa Centro de Empreendedorismo e Formações, é uma das frentes do Núcleo de Educação do Museu da Diversidade Sexual voltada à capacitação profissional da comunidade LGBTQIAP+. Sua missão é contribuir para o ensino e com a geração de renda no âmbito cultural e da economia criativa, visando o empreendedorismo e a empregabilidade, por meio de processos formativos comprometidos com qualidade, inovação e sustentabilidade. Além disso, contribuir com a formação de outros agentes que causam impacto direto na vida profissional da população LGBTQIAP+.
 
 

Sobre o MDS

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria da Cultura e Economia Criativa, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.
 

A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIAP+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAP+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.
 

Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede, na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior. A expectativa é que a reforma seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2023.

Sobre o Instituto Odeon

Atualmente o Museu da Diversidade Sexual é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social que tem como missão promover gestão e produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. O Instituto Odeon existe para trazer mais cultura para as cidades e mais arte para as pessoas. Quer transformar a percepção do público sobre museus e eventos culturais, trabalhando em direção a um país que promove a expressão da arte, expande o acesso ao que é produzido e leva a sério seu legado cultural.

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.