Inglaterra será palco do 1º festival muçulmano LGBTQ do planeta

Evento tem como objetivo trazer luz na luta contra o abuso homofóbico, transfóbico, xenófobo, racista e islamofóbico.

A instituição “LGBTQ Imaan” marcará seu 20º aniversário de apoio a muçulmanos lésbicas, gays, bissexuais, trans e queer, organizando um festival em Londres no sábado, 11 de abril, para comemorar o que significa ser gay e muçulmano.

Além de continuar sua missão de ajudar as pessoas a reconciliar sua identidade sexual e de gênero com sua fé islâmica, a caridade espera que o “ImaanFest” “traga alguma alegria ao mundo” – o que é especialmente importante para aqueles que enfrentam discriminação.

Convidados muçulmanos especiais incluem a ativista e escritora muçulmana bissexual e negra Blair Imani; o escritor e cineasta britânico-iraquiano Amrou Al-Kadhi; e ativista trans e estrela de Muslim Drag Queens do Canal 4, Asifa Lahore.

“A mídia tentou controlar a narrativa sobre identidades islâmicas LGBTQ por muito tempo, muitas vezes nos levando a uma guerra cultural horrível, como se o islã fosse o inimigo mortal da identidade homossexual”, explicou Amrou Al-Kadhi.

“O ImaanFest, e o Muslim Pride são a contra-narrativa perfeita, revelando as alegrias das identidades muçulmanas estranhas e nos dando a chance de criar nosso próprio espaço.”

Blair Imani disse: “Os muçulmanos LGBTQIA + são tão bonitos e naturais como o arco-íris que nos representa. O amor de Allah não tem limites e nós também somos amados. “

Asifa Lahore acrescentou: “É uma honra absoluta estar envolvido no “ImaanFest” e mal posso esperar para mostrar ao mundo o que a comunidade muçulmana britânica tem a oferecer.

“Tivemos que combater a islamofobia, a homofobia, a transfobia e o racismo para que nossas vozes fossem ouvidas e fazer parte dessa celebração é uma oportunidade de compartilhar a mensagem de que estamos aqui, somos peculiares e alguns de nós não bebem cerveja!”.

O evento será um festival indoor com discussões, painéis, artes e cultura LGBTQ. Também haverá um programa de filmes muçulmanos queer e uma mini exposição da história muçulmana LGBTQ e o projeto de história oral Not Coming Out.

Os ingressos incluirão almoço, jantar e lanches, além de acesso a todas as sessões, painéis e entretenimento noturno.

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+