Aulas de música ajudam idosos com Alzheimer a terem melhor qualidade de vida

Escola de música de São Paulo, oferece cursos para idosos com e sem Alzheimer com professores capacitados para atender todas as necessidades e limitações desses alunos

O Alzheimer é uma doença progressiva incurável, que geralmente atinge idosos, destruindo a memória e várias funções mentais importantes, fazendo com que os pacientes acabem esquecendo como fazer coisas simples do dia a dia, e até mesmo quem são seus familiares mais próximos.

Estudos realizados no Estados Unidos, constataram que as áreas do cérebro aonde são armazenadas as memórias musicais são as menos atingidas. Isso quer dizer que pacientes que tem Alzheimer quando estão em contato com o universo da música conseguem se lembrar de fatos importantes do passado que foram embalados por suas canções favoritas, e cantar trechos de algumas músicas que ouviam no passado.   

Pensando nisso a CentralDrummers escola de música de São Paulo, oferece cursos para idosos com e sem Alzheimer, os professores são capacitados para atender todas as necessidades e limitações desses alunos, outra novidade é que a escola funciona de forma itinerante, ou seja  o professor vai até a casa do aluno para ministrar essas aulas, o que facilita ainda mais para as famílias.  

Solange, uma das alunas nos contou que a música melhorou muito seu convívio familiar e que depois das aulas ela se sentiu mais motivada e disposta.

“Eu era uma pessoa muito insegura, medrosa e as vezes triste, mas quando eu levei a sério o estudo da música senti melhora em diversos campos da minha vida, aprendi a ser mais focada, ter mais concentração, obtive melhora no sono, consegui ser mais desinibida para me apresentar em concertos com públicos variados, e abri minha mente para novos estilos musicais, e isso tudo é incrível.”, revela Solange Mara Leal Mello que após 33 anos sendo enfermeira encontrou na música uma ótima ocupação para desfrutar de sua aposentadoria.

Sobre a CentralDrummers – Escola de Música & Estúdio: 

Criada em 2014 a CentralDrummers foi pensada para ser uma escola itinerante, com esse modelo os professores vão até onde o aluno estiver, sejam em suas residências, igrejas e até mesmo em estúdios conveniados, além disso a escola oferece a opção de aulas EAD que são feitas por vídeo conferência ao vivo.     

Com o passar do tempo, os sócios Filipe Slobodticov e Gerson Gouvêa, sentiram a necessidade de abrir uma unidade da escola com estúdios profissionais, oferecendo ainda mais estrutura e conforto aos alunos. A unidade foi inaugurada em 2018 no bairro do Ipiranga em São Paulo.   

 O objetivo da CentralDrummers é promover uma experiência musical personalizada com excelência, afim de que seus alunos estejam aptos para atuar no mundo musical.   

Endereço da Escola: Rua Arcipreste Ezequias, 740 – Ipiranga, São Paulo  

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.