Avon lança Mês Violeta em prol da saúde de pessoas trans

Pautas importantes como a saúde feminina e masculina são discutidas entre o Outubro Rosa e o Novembro Azul, mas tais conversas acabam excluindo a população trans dessa conscientização.

Foi assim que a Avon, marca líder em maquiagem no Brasil, começou com o movimento Mês Violeta, um período de 15 de outubro a 15 de novembro para falar sobre a saúde de pessoas trans que não se sentem representadas por essas campanhas preventivas.

O projeto conta com um filme estrelado pela cantora Pepita, uma das primeiras funkeiras trans do Brasil, o criador de conteúdo Jonas Maria e a apresentadora e influencer Bielo Pereira em um momento bem comum: a busca por respostas sobre a saúde da pessoa trans na internet. A partir desse manifesto é apresentado o conceito do Mês Violeta, um período para acolher a comunidade trans oferecendo apoio médico via telemedicina, além de conteúdos exclusivos educacionais nas redes sociais da marca em parceria com médicos especialistas no assunto, a fim de disponibilizar uma fonte segura de informações sobre a saúde de pessoas trans.

Com o apoio da AVUS, plataforma que busca a democratização da saúde, a Avon conectará de forma gratuita dois mil usuários a oito consultas por um ano com profissionais de psicologia, cardiologia, clínico geral, dermatologia, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, psiquiatria, urologia e vascular, além de fonoaudiologia e nutricionista com valores mais acessíveis. Também está incluso plantão 24h com clínico geral e descontos em medicamentos. O cadastro será liberado nas próximas semanas nas redes sociais da marca.

“Com essa campanha inédita buscamos democratizar não só a beleza, mas também o acesso à saúde para todes de forma justa, por meio de informação de qualidade para o grupo e para a sociedade. Mais que um mês de conscientização, queremos fortalecer o senso de pertencimento da comunidade trans e mostrar, na prática, a importância do acolhimento da diversidade”, explica Viviane Pepe, diretora de Comunicação da Avon Brasil. 

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.