Política Internacional | Saiba quem é Danica Roem

Danica Roem é a primeira deputada estadual transgênero nos Estados Unidos. Derrotou, com larga diferença, nove por cento de vantagem, seu oponente, o conservador religioso Bob Marshall, que em discurso, durante sua campanha, se referiu a si mesmo como o “principal homofóbico” do estado da Virgínia.

A vitória histórica da democrata Danica Roem é um alerta claro e direto para os políticos anti-igualdade, de que os dias de atacar as pessoas e a comunidade LGBT para angariar votos acabaram.

Roem realizou uma campanha inteligente, orientada para os problemas e  focada em melhorar a vida de seus cidadãos. Uma campanha que foi oposta ao discurso divisivo e transfóbico de seu oponente.

Danica nasceu lá há 33 anos, mas foi registrada como Dan. Trabalhou como jornalista por dez anos em dois dos principais jornais locais da Virginia. Ela diz que “ninguém se importava” sobre sua identidade ou sua mudança de nome, enquanto era jornalista.”

Ela é a principal vocalista em uma banda de heavy metal chamada Cab Ride Home.

Ingressou na faculdade quando o então presidente americano George W. Bush solicitou uma emenda constitucional para proibir o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2004. “Eu queria entender como o governo funcionava para descobrir por que algo assim surgiria e para aprender o que eu poderia fazer sobre isso” diz.

A plataforma da campanha da deputada foi a Rota 28, principal rodovia local. Mais de dois terços dos moradores precisam deixar o condado todos os dias. “Isso significa que você tem engarrafamentos eternos”, comenta. Tendo viajado pela Europa, para ir a festivais de rock, Roem se impressionou com o planejamento das cidades europeias, e espera promover um sistema de transporte similar em sua própria cidade.

Sua história ultrapassou os limites do estado da Virgínia e sua campanha ganhou atenção nacional. Mais de 6.500 pessoas fizeram doações espontâneas em apoio a seus esforços políticos.
“Eu não quero concorrer a presidência. Eu não quero concorrer ao senado. Neste momento tudo que eu quero é fazer o melhor pelo meu estado”, diz ela.

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+