Nasa lança boneca astronauta para incentivar meninas em estudos científicos

Quando assistimos uma menina brincando de boneca, é automático que a maioria faça a associação: “Olha, tá brincando de mamãe e filhinha”, né? De uma maneira geral as pessoas tem essa mania: a de querer sempre colocar as meninas como apenas futuras mães, donas de casa e no máximo cozinheiras (mas claro, cozinheiras de casa e não chefes de um restaurante). Pra mudar esse padrão, a companhia de brinquedos American Doll (da gigante Mattel) em parceria com a Nasa (Agencia espacial dos Estados Unidos) criou uma boneca astronauta, assim encorajando as meninas a estudarem matérias cientificas.
Parece algo bobo, mas você já parou pra pensar em quantas meninas são incentivadas a seguirem no ramo da ciência?
Ok, eu sei. A Barbie astronauta foi criada pela Mattel em 1963. Inclusive, temos várias Barbies com várias profissões diferentes. Mas Barbie tem estereótipo de Barbie, né?
A nova boneca, que tem nome e história : Luciana Vega, 11 anos, origem chilena parece uma menina comum, inclusive com uma linda mecha roxa no cabelo. Uma menina comum com um sonho: Chegar em Marte. Sonho esse que é da própria NASA e no futuro irá precisar de especialistas que trabalhem para que esse projeto se realize.
Space & Rocket Center, Maureen O’Brien, gerente de alianças estratégicas da Nasa, e a astronauta Megan McArthur. “É muito importante encontrar um novo modo de inspirar as futuras gerações e fazê-las se interessar pela exploração espacial”, declarou McArthur. “Desde sempre, eu encorajo meninas e meninos a seguirem seus sonhos, mesmo que sejam difíceis, e penso que isso pode ajudar a mostrar que os desejos podem virar realidade para todas as crianças”, completou.
Ter uma linda boneca astronauta que encanta e incentiva a imaginação não é o bastante: a boneca vem com uma espécie de senha para acessar um aplicativo e um site que contem simulações espaciais e alguns questionários educativos, além disso, possui uma série de livros que tem a Luciana como protagonista.
É ou não é incrível?
Que cada vez mais as meninas sejam vistas sim como meninas, mas como pequenas pessoas que podem ser, assim como os meninos, o que quiserem!
A boneca astronauta Luciana por enquanto está disponível apenas no site da American Doll, no valor de US$ 115 (cerca de R$ 370). Tomara que em breve ela venha para o Brasil também (porque até eu, no alto dos meus quase 30 anos) vou querer uma.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais