III Guerra Mundial? | Donald Trump anuncia ataques aéreos na Síria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta sexta-feira que ordenou ataques aéreos na Síria. A ação americana, aliada a França e Reino Unido, é uma resposta ao suposto uso de armas químicas pelo regime do ditador sírio, Bashar Al Assad, que deixou dezenas mortos e centenas de feridos no país.”Eu ordenei que as forças armadas dos Estados Unidos lançassem ataques de precisão contra alvos associados com as capacidades de armas químicas do ditador sírio de Bashar al-Assad”, disse Trump na Sala Diplomática da Casa Branca.
Trump disse que os ataques estavão alinhados com a França e o Reino Unido, acrescentando que o objetivo da campanha é “estabelecer um forte impedimento à produção, disseminação e uso de armas químicas”. “A resposta combinada dos americanos, britânicos e franceses a essas atrocidades integrará todos os instrumentos do nosso poder nacional: militar, econômico e diplomático”, disse Trump.
Trump indicou que as greves continuariam até que o uso de armas químicas pelo regime sírio terminasse. “Estamos preparados para sustentar essa resposta até que o regime sírio deixe de usar agentes químicos proibidos”, disse Trump.
O presidente também insistiu que os EUA não permaneceriam para sempre na Síria sob nenhuma circunstância. Ele disse anteriormente à sua equipe de segurança nacional que quer que as tropas dos EUA saiam da Síria dentro de seis meses. “A América não procura uma presença indefinida na Síria”, disse Trump da Casa Branca. “À medida que outras nações aumentam suas contribuições, aguardamos ansiosamente o dia em que possamos trazer nossos guerreiros para casa”.
Trump disse à nação em seu discurso que os EUA “não podem purificar o mundo do mal ou agir em todos os lugares onde há tirania”. E ele descreveu o Oriente Médio como um “lugar problemático”. “Vamos tentar melhorar, mas é um lugar problemático”, disse Trump. “Os EUA serão um parceiro e um amigo. Mas o destino da região está nas mãos de seu próprio povo”.
“Estamos preparados para manter essa resposta até que o regime sírio pare com o uso de reagente químicos proibidos. Também tenho uma mensagem aos dois governos que apoiam a Síria, Irã e Russia: que tipo de nação quer estar associada a um governo que mata mulheres, crianças e homens de fora massiva?”, afirmou Trump, que ainda classificou Assad como “ditador brutal e assassino”.
O presidente americano afirmou que o ataque químico sírio é resultado do “fracasso” da promessa do presidente russo, Vladimir Putin, de que acabaria com as armas químicas do regime de Bashar Al-Assad. “Putin prometeu que ia acabar com as armas químicas da Síria. Os ataques são reflexo do fracasso da Rússia em cumprir essa promessa”, declarou o republicano em seu pronunciamento.
Na quarta-feira, Trump comentou que a Rússia tinha dito que derrubaria quaisquer mísseis disparados na Síria. “Fique preparada, Rússia, porque eles virão, belos e novos e ‘inteligentes’!”, afirmou.
Fonte: Folha de São Paulo e CNN.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais