Representatividade em pixels | BIG Festival 2018 apresenta game com temática trans

Não é novidade para ninguém que os jogos tem se tornado uma poderosa ferramenta de divulgação, seja para um produto, uma história e até mesmo ideais. Por isso, é cada vez mais normal vermos jogos que tentam trazer novos sentimentos aos jogadores, fazendo-os pensarem coisas que jamais imaginariam pensar.

Esse é o caso do jogo Florescer, um game independente lançado pelo estúdio PugCorn em conjunto com a Casa de Acolhida a Mulheres Transsexuais e Travestis Florescer no primeiro semestre de 2018 e  que traz assuntos antes pouco explorados por esse meio. Na pele Bia, uma adolescente trans do ensino médio que se muda para uma nova cidade, o jogador deverá tomar decisões em meio aos problemas e preconceitos enfrentados pela protagonista.

A realidade mostrada em Florescer é chocante, e deixa o jogador revoltado por como a sociedade trata pessoas que fogem do ordinário. Isso é um dos pontos mais positivos do jogo, pois conscientiza o jogador que esses problemas existem e que cada um deve fazer a sua parte na solução. Para quem quiser experimentar o jogo, ele está disponível gratuitamente no site oficial e pode ser jogado no Windows e dispositivos Android.

O jogo tem um apelo social tão grande, que foi indicado ao prêmio de Melhor Jogo de Questões Sociais no BIG Festival de 2018, evento dedicado a produções gamisticas independentes.

Falando no BIG Festival, o evento que acontece do dia 23 de junho a 1 de julho traz algumas agradáveis surpresas para o mundo LGBT como é o caso do game UNSIGHTED, jogo brasileiro desenvolvido pelo estúdio Pixel Punk, que é formado pelas mulheres trans Tiani Pixel e Fernanda Dias, e que concorre ao competitivo prêmio de Melhor Jogo. O jogo é uma aventura cyberpunk que bebe direto na fonte de clássicos como Metroid e Zelda mas é original o suficiente para ser único. Com gameplay rápido, ação coop e diversos puzzles a serem resolvidos UNSIGHTED será lançado em 2018 para Windows e Android. Abaixo, você pode conferir o trailer do jogo.

Outra surpresa foi o game Lenin – The Lion, desenvolvido pelo estudante de História da Arte João Bueno (Lornyon), que coloca o jogador no controle de Lenin, um leão albino que sofreu a vida inteira por ser diferente e agora sofre com depressão. Durante a jornada, iremos acompanhá-lo enquanto ele precisa tomar importantes decisões que afetam ele e todos a sua volta. Apesar do visual fofinho os diálogos do jogo trazem uma violência não tão velada assim que nos choca. Infelizmente o jogo ainda está em desenvolvimento, mas fiquem tranquilos pois iremos fazer uma análise completa assim que ele estiver disponível!

Como podemos ver, está cada vez mais comum tratarmos temas antes ignorados no mundo dos videogames e nós aqui da coluna Casal Gamer adoramos ver essa representatividade tomando forma cada dia mais!

BIG Festival São Paulo
ONDECentro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
QUANDO – De 23 de junho à 1 de julho. Terça a Sexta, de 10h às 22h
Sábados e Domingos, de 14h às 22h
QUANTO – Grátis

BIG Festival Rio de Janeiro
ONDECentro Cultural Oi Futuro – R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
QUANDO – De 23 de junho à 1 de julho. Terça a Sexta, de 11h às 20h
Sábados e Domingos, de 11h às 20h
QUANTO – Grátis

Para mais informações, acesse o Site Oficial.

E você, pretende visitar o BIG Festival 2018? Deixe sua opinião sobre os jogos que falamos nos comentários.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais