RuPaul’s Drag Race | Queens afirmam que reality show privilegia drags brancas

“RuPaul’s Drag Race” encontra-se na reta final de sua décima temporada e nos últimos dias polêmicas envolvendo o reality e o próprio RuPaul vem circulado na mídia.

Pela primeira vez na história do programa o assunto racismo entrou em evidência de forma clara e objetiva pela queen The Vixen, que teve um papel fundamental nessa temporada por levar essa discussão para outro patamar.

Tudo começou no “Untucked” do episódio 3 (Tap that App) quando uma discussão entre The Vixen e Aquaria trouxe à tona a realidade do privilégio branco, Vixen cita este fato e a narrativa que isso tem e o quanto influencia a audiência do programa (Veja o vídeo: The Vixen- and everyone- vs Aquaria) a queen cita também como o estereótipo de “mulher negra raivosa” é aplicado para esse tipo de situação.

Após esse episódio The Vixen começa a receber muito ódio, inclusive ameaças de morte da base de fãs (bem tóxica e extremista em sua maioria diga-se de passagem) do programa.

O assunto foi esclarecido entre as duas queens com Aquaria entendendo o ponto de vista de Vixen e inclusive fazendo declarações públicas para seus fãs pararem com os ataques contra ela.

O cenário ficou mais sério com o episódio da última semana (21/06), “Reunion” quando o assunto veio à tona na reunião do cast da temporada, o atrito entre as duas queens gerou um debate que terminou com The Vixen abandonando o programa, após ter sido muito atacada por Rupaul pelo seu temperamento inflamado durante a temporada. Após isso Ru pergunta para as queens o que elas tinham achado da atitude de Vixen em abandonar o programa daquela maneira, então Asia O’Hara se posiciona a favor da queen confrontando RuPaul: Todo mundo está me dizendo como reagir, mas ninguém está dizendo a ela como agir” Mama Ru fica irritado e perde a calma alegando que vem do mesmo lugar que Vixen, acontece Mama que cada pessoa tem sua realidade individual e isso deveria ser respeitado não é mesmo?

O conceito de “somos todos uma família” parece ter sido totalmente ignorado nesse caso, afinal quando um membro da sua família pede socorro, você ignora? Foi isso que Mama Ru fez com The Vixen, explicitamente inclusive no episódio quando fala: “Você pode não dizer a verdade e ficar calada…”,  não Rupaul não vamos ficar caladxs já tem um mundo todo querendo nos silenciar!

Depois de seu posicionamento Asia O’ Hara também recebeu muito ódio dos fãs de drag race, com ameaças de que seria queimada viva em suas redes sociais. Mesmo assim Asia não se calou e após o episódio de “Reunion” em todas as suas aparições públicas ela tem sido vista com o rosto coberto, sem maquiagem e sem peruca.

Outra queen que se pronunciou sobre essa situação foi Tyra Sanchez, vencedora da 2a temporada do programa, em uma carta direcionada diretamente à RuPaul que você pode ler AQUI entre outros assuntos Tyra fala da indiferença do apresentador para com as drags e sobre ter sido orientada a ignorar situações de racismo.

É muito triste ver Rupaul como mediador dessa discussão e claramente pender para o lado do opressor, porque no final das contas é tudo sobre show business certo?  O objetivo desse episódio claramente era ser a “redenção” de The Vixen porém teve o efeito oposto e quem se queimou foi o próprio programa. Drag Race pode ter começado como um serviço para a comunidade LGBTQ mas atualmente se enquadra em todos os outros reality shows que buscam receber Emmy’s baseados em intrigas, barracos e fragilidades de seus participantes.

Shame on you Mama Ru!

Sobre Guilherme Gonçalves

Paulistano, 27 anos e diretor de arte. Atuou em agências do meio digital, atualmente com foco em comunicação visual e redes sociais. Apaixonado por música, cinema , séries, moda e tudo que desconstrua os padrões sociais estabelecidos.