Roma faz história e emplaca a 1ª indicação de Oscar para uma atriz indígena

A atriz mexicana Yalitza Aparicio foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz na última terça (22)

Sua indicação veio graças a personagem Cleo, uma empregada doméstica no longa mexicano “Roma”.

O filme dirigido pelo premiado diretor Alfonso Curaon foi produzido pela Participant Films e lançado pelo serviço de streaming Netflix. Até o momento ganhou a maioria das categorias nas quais foi indicado em outras premiações e teve 10 indicações ao Oscar nas categorias: Melhor Filme, Filme de Língua Estrangeira, Diretor, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Roteiro Original, Mixagem de Som, Edição de Som, Fotografia e Direção de Arte.

Com sua indicação Yalitza Aparicio se tornou a primeira mulher indígena indicada à “Melhor Atriz” e a segunda mexicana indicada na mesma categoria, a primeira foi Salma Hayek em 2002 pelo filme “Frida”.

A atriz Lupita Nyong’o, que é descendente de quenianos, mas nasceu na Cidade do México e se identifica como mexicana queniana, venceu na categoria de atriz coadjuvante por sua estréia no cinema em “Doze Anos de Escravidão” de 2013.

O Oscar deste ano será transmitido ao vivo do Dolby Theater de Hollywood pelo canal TNT no dia 24 de fevereiro.

Sobre Guilherme Gonçalves

Paulistano, 27 anos e diretor de arte. Atuou em agências do meio digital, atualmente com foco em comunicação visual e redes sociais. Apaixonado por música, cinema , séries, moda e tudo que desconstrua os padrões sociais estabelecidos.