Disney contrata empresa de inteligência artificial para garantir igualdade de gênero em seus roteiros

O Walt Disney Studios fará uso de uma nova ferramenta digital que avalia os scripts de cinema e televisão para garantir a igualdade de gênero em suas obras

Os estúdios Walt Disney usarão uma inteligência artificial para mapear a diversidade de gênero das suas próximas produções. A gigante do entretenimento fechou uma parceria com o Instituto Geena Davis de Gênero na Mídia para utilização de um software de mapeamento dos roteiros e identificar se a participação de homens e de mulheres está equivalente.

GD-IQ: Spellcheck for Bias (Análise de discurso em busca de viés, em tradução livre) é uma ferramenta do instituto da atriz e ativista Geena Davis criado em parceria com a Universidade do Sul da Califórnia, a Escola Viterbi de Engenharia. Ao rodar todo o texto de um script, ele é capaz de identificar a participação de homens e de mulheres e verificar se é representativa de determinado grupo populacional. O recurso pode ainda ser usado para monitorar a presença de personagens LGBTQ+, negros e outros grupos que aparecem em minoria nos filmes e nas séries, bem como contar seu número de falas.

A novidade foi anunciada durante um seminário sobre o poder da inclusão, Power of Inclusion Summit, na Nova Zelândia. “Eles [Disney Studios] são nossos parceiros-piloto e nós vamos colaborar com a Disney ao longo do próximo ano, usando essa ferramenta para ajudar na tomada de decisões, identificação de oportunidades para aumentar a diversidade e inclusão nos manuscritos que recebem”, disse a atriz de Thelma & Louise (1991) e da série Glow.

O objetivo é ajudar os próprios roteiristas a identificarem mais claramente a forma como estão retratando determinadas figuras e reproduzindo estereótipos. Para a Disney, o recurso será útil para avaliar o índice de igualdade de gênero para aprovar ou não um roteiro.

Aumentar a representatividade e diversidade de papéis femininos é um objetivo do Instituto Geena Davis e uma das bandeiras da própria atriz há mais de 15 anos, desde que sua filha nasceu.

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+