Afropunk | Maior festival de cultura preta do mundo terá sua 1ª edição no Brasil

Evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro em São Paulo, com shows de artistas brasileiros e contará com a presença do fundador do festival Matthew Morgan.

O maior festival de cultura negra do mundo desembarca em SP para uma edição histórica em parceria com a Feira Preta, para celebrar o Dia da Consciência Negra. O Afropunk é um festival de celebração de diversas expressões negras da diáspora africana, impregnadas da atitude e ativismo da resistência. O festival existe há 14 anos e atualmente, é considerado o maior evento de cultura negra do mundo, representando as mais diversas expressões negras da diáspora africana em locais como Atlanta, Nova York, Paris, Londres e Johanesburgo., na África do Sul.

Os shows em São Paulo serão realizados nos dias 19 e 20 de novembro na Audio, casa de shows na Barra Funda, e contarão com artistas como BaianaSystem, Baco Exu do Blues, Rincon Sapiência, Aya Bass com Luedji Luna, Xênia França e Larissa Luz, Karol Conka, Young Piva, Gabz, Batekoo e o DJ de Nova York MikeQ. As apresentadoras da noite serão a influencer Magá Moura e a cantora Linn da Quebrada.

“Nossa missão é criar comunidade, conversação e consciência em nossas plataformas digitais e sociais, eventos ao vivo e propriedades de festivais de música”, informa o festival. Uma das metas, segundo os organizadores do evento, é criar espaços mais seguros para a comunidade de negros em todas as suas interseções – mulheres, homens, LGBTQIA+, deficientes, idosos e pessoas trans de todas as formas e tamanhos – se sintam poderosos, afirmados e liberados.
Afropunk no Brasil

O show de novembro é mais uma ação do festival, que organizou em junho um jantar com 30 influenciadores, produtores e artistas negros para ouvir a comunidade brasileira sobre como seria um possível papel do Afropunk no Brasil. Há uma expectativa de que uma edição do Afropunk ocorra em novembro de 2020 em Salvador.

O show em São Paulo será uma parceria com a Feira Preta, que completa seu 18º aniversário em 2019. As datas de comemoração dos dias 19 e 20 de novembro coincide com o Dia da Consciência Negra, data que celebra Zumbi dos Palmares. Maior líder da resistência e luta contra a escravidão no Brasil, ele foi morto em 20 de novembro de 1965 pelas mãos do exército português que havia lançado uma ofensiva ao refúgio que levava seu nome: o Quilombo dos Palmares.

SERVIÇO

Ingressos: Primeiro lote a R$ 80 (inteira) para um dia e R$ 120 para os dois dias (estudantes pagam meia)


Shows do 19 de novembro: BaianaSystem; Aya Bass com Luedji Luna, Xênia França, Larissa Luz; Karol Conka; Rincon Sapiência; Batekoo, MikeQ; House of Black Velvet; Aisha Mbikila

Shows do dia 20 de novembro: Baco Exu Do Blues; CeloDut; DKVPZ; Gabz; Young Piva; Vírus
Mais informações: www.afropunk.com

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+