Família Moderna | O novo modelo familiar e suas pluralidades

Vamos falar de família,

Na atualidade em que vivemos nos deparamos com uma pluralidade vasta de famílias, o modelo patriarcal deixa de ser único e caminhos se abrem para que certas diversidades possam ser exploradas como: famílias formadas com pai solteiro, mãe solteira, família com casais homossexuais entre outros que divergem do modelo de triangulação (pai, mãe e filho) que é comumente esperado pelos pais que se repita.

A mudança nas relações afetivo-sociais entre homens e mulheres é muito complexa na modernidade. Tal construção da identidade dos indivíduos provoca uma ruptura na ordem emocional, antes, ao homem e à mulher cabiam papéis previamente definidos; agora, não se pode dizer o mesmo, cada indivíduo tem certa liberdade de escolha sobre o papel que deseja desempenhar nesse novo modelo familiar.

No caso do Brasil, até a Constituição de 1988, a família brasileira, apesar de já ter sofrido influências marcantes da modernidade, era calcada nos princípios franceses do sistema patriarcal, matrimonializada, firmava-se nos laços de sangue e hierarquia.

Contudo, percebeu-se que novos modelos familiares também co-habitavam o território brasileiro, nesse sentido, de acordo com o texto constitucional de 1988, a família passou a ser considerada a partir dos laços afetivos que ocorriam entre os seus membros, não sendo mais necessário o vínculo testemunhado em papel e também tendo iguais papéis no direcionamento da família tanto o homem quanto a mulher.

Família e homossexualidade se cruzam no âmbito social, principalmente, porque escapam ao tradicional e extrapolam a fronteira do biológico, nesse sentido, exige-se, sobretudo uma maior aceitação das pessoas quanto aqueles cuja orientação sexual se diferencia da maioria.

É comum que a família ao saber sobre a orientação sexual de seu filho em primeira instância passe pela fase da negação sobre o que o individuo vive, também pode pensar que tal comportamento pode se dar como aventura por caminhos diferentes e que tal modo de se comportar não condiz com a realidade de seu filho.

Enfim, muitas famílias tem uma estrutura melhor para lhe dar com tal ação e consegue conviver harmonicamente com tal situação e aceitam congruamente as diversidades vivenciadas por seus filhos. O que não se pode negar é o fato de que a sociedade convive hoje com uma multiplicidade de arranjos familiares maiores e difíceis de nomear.

A homossexualidade e família são realidades que andam juntas, quando um de seus membros familiares apresenta-se como um indivíduo LGBT, e são sim, dependentes uma da outra. A homossexualidade necessita-se do apoio familiar, quanto dos amigos, para que possa manejar melhor o assumir da sua condição homossexual, mesmo que seja um processo dificultoso, ainda que a sociedade tenha demonstrado avanços significativos na área.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais