Portugal cria associação de comércio e turismo LGBT

Mais de vinte empresas portuguesas, sediadas de norte a sul do país, estabeleceram uma Associação de Comércio e Turismo LGBT batizada de Variações, cujo lançamento oficial está marcado para janeiro e pretende promover Portugal como destino neste segmento turístico e comercial.
Basta olhar para o ponto de vista financeiro para se perceber que “o país tem muito a ganhar” com o turismo LGBT, diz Diogo Vieira da Silva, o diretor-executivo da Variações.
O jornalista Rui Tukayana, o diretor-executivo da Variações  esclareceu em entrevista que, além de coordenar o setor, a Variações tem como objetivo trazer para Portugal a organização do Euro Pride 2021, uma semana de orgulho gay que pode trazer meio milhão de pessoas à cidade que acolher o evento.
No próximo dia 11 de janeiro, a Variações, será oficialmente  lançada em Lisboa, anunciando programas para promover Portugal, dentro e fora do país, como “polo comercial e destino turístico LGBTI de referência”.
Os empresários que se associaram com este fim inspiraram-se no falecido cantor e compositor luso António Variações, um ativista gay, para nomear e criar uma estrutura que represente a diversidade do setor e da população, pretendendo ao mesmo tempo aumentar o “crescimento sustentado dos operadores económicos do setor”.
Associações deste género existem em vários países estrangeiros mas até agora Portugal não figurava nessa lista. “Tal como o artista António Variações somos pioneiros em Portugal”, afirmam os empresários.
No Brasil, no último mês de novembro, a Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT) anunciou na Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT, sua incorporação à Câmara de Comércio LGBT Brasileira (CCLGBTB), um ousado e importante passo rumo ao desenvolvimento dos negócios e do Turismo LGBT na América do Sul.

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+