Rupaul’s Drag Race | Lipsync Triplo, Borboletas Mortas e muito BANG BANG marcam a Grande Final

Na última Quinta-feira (28/06) foi ao ar o grande final da 10ª temporada de “Rupaul’s Drag Race” que coroou a 13ª America’s Next Drag Superstar com uma competição super acirrada e cheia de surpresas. O episódio começa com todas as queens da primeira temporada, inclusive a vencedora Bebe Zahara Benet no palco dando as boas vindas a todos e ressaltando o marco por 13 temporadas de Drag Race.

Então todas as queens da 10ª temporada são apresentadas e entram no palco individualmente e claro com destaque para Miss Vanjie soltado seu bordão que foi o principal da temporada, “VAAAANJIE, MISS VAAAANJIE”, por último as 4 finalistas: Aquaria, Eureka, Asia O’Hara e Kameron Michaels. Em seguida Rupaul faz sua entrada com bailarinos e coreografia. Após isso Mama Ru conduz as entrevistas com o top 4 que conta com a participação de parentes, amigos e fãs, terminando as entrevistas o episódio faz uma restrospectiva do impacto de Drag Race no mundo, a presença da série na mídia e o quão importante é para a comunidade LGBTQ, como também a presença de Rupaul nos veículos de comunicação também é ressaltada: sua estrela na calçada da fama, capas de revistas e entrevistas; o impacto da competição na vida das drag queens participantes também é citada.

Finalmente a prova para coroar a vencedora se inicia em uma batalha de Lipsync Extravaganza, a mecânica é feita da seguinte maneira: uma roleta seleciona a primeira queen, esta escolhe com quem quer batalhar. Enquanto as duas queens que restaram batalham entre sí.. as vencedoras das batalhas duelam pela coroa! A roleta sorteia  Kameron Michaels que escolhe Asia O’Hara como oponente, as duas ficam em posição e começa a batalha com a música “Nasty” de Janet Jackson.

Aí que entramos em um momento de vergonha alheia protagonizado por Asia O’Hara, a queen planejou um reveal mágico no qual borboletas vivas iam sair voando em um certo momento da música, ela manteve algumas em compartimentos em dois braceletes, mas as bichinhas não quiseram cooperar com a drag, e caíram no chão ficando imóveis e algumas aparentemente mortas.

  

É nítido que ela fica bem incomodada que o reveal não deu certo e acaba comprometendo o restante de sua performance, foi bem difícil ver uma competidora tão boa protagonizando um momento desses, bem triste mesmo. Kameron não faz um trabalho espetacular, apenas um review de roupa meio meh.. mas acaba ganhando a batalha com o básico e vence o primeira batalha. Seguimos com o lipsync Aquaria vs. Eureka, esse foi 200% melhor que o primeiro, ao som de “If” de Janet Jackson as duas queens se entregam totalmente e Eureka faz um reveal TRIPLO durante a performance: um de peruca e dois de roupa. Aquaria faz movimentos incríveis e utiliza sua experiência com dança nitidamente com dois reveals de roupas mais conceituais, eis que acontece algo inédito na competição em uma final elas ganham “SHANTAY YOU BOTH STAY” e as duas seguem para a final… SIM na final teremos um lipsync triplo pela coroa.

Antes do lipsync final temos a entrega do prêmio de Miss Congeniality, Valentina da temporada passada entrega o troféu para Monet X Change (finalmente uma Miss Congeniality ganhou de verdade) e pela primeira vez esse ano foram as queens e não o público que escolheu a ganhadora.

Chega o grande momento! As 3 queens vão batalhar pela coroa da 10ª temporada de Rupaul’s Drag Race. Sasha Velour, vencedora da nona temporada entra no palco, com o melhor look de toda essa finale, na minha humilde opinião, para coroar a vencedora.

Com novos looks as finalistas entram no palco para batalhar ao som da música “Bang Bang” de Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj.

Que performance de tirar o fôlego! Elas dão tudo de sí com uma música super dancente e agitada.. o palco ficou pequeno! Os grandes destaques foram Eureka com sua coreografia e seus “death drops” marcantes e a mensagem: “THE BIG GIRL.. WINS” em seu figurino e Aquária, ela levou o conceito de Bang Bang da música bem a sério e utilizou recursos como fogos de artíficio e chuva de papel picado durante sua performance, era difícil tirar os olhos dela! No final da performance o público aplaudindo de pé (e nós também!) Rupaul finalmente revela a vencedora.. the winner of Rupaul’s Drag Race is.. AQUARIA!

Parece que a fan favorite dessa temporada ganhou a coroa, o desenvolvimento de Aquaria foi muito parecido com o de Sasha Velour da temporada passada, não foi para o bottom two e não precisou fazer lipsync for your life.. ela é a vencedora mais jovem de Drag Race com 22 anos de idade. Podemos gostar ou não, mas estamos vivendo em AGE OF AQUARIA, CONDRAGULATIONS QUEEN!

Sobre Guilherme Gonçalves

Paulistano, 27 anos e diretor de arte. Atuou em agências do meio digital, atualmente com foco em comunicação visual e redes sociais. Apaixonado por música, cinema , séries, moda e tudo que desconstrua os padrões sociais estabelecidos.