Da favela para o mundo! Confira os 10 países que mais consomem o nosso Funk

Que o funk já é uma realidade e um fenômeno no Brasil não é uma novidade. Mas esse ritmo legitimamente verde e amarelo, que nasceu nas favelas do Rio de Janeiro na década de 90 e vem ganhando os gringos há cerca de dois anos. Prova disso é que desde 2016, o consumo das playlists de funk do Spotify cresceram nada menos que 3.421% em streams fora do Brasil.
No total, incluindo nosso País, o número também surpreende: 4.694% de crescimento no mundo todo dentro do maior serviço global de assinatura de streaming de música.
Ao sair do Brasil e da América Latina, o funk teve a Europa como primeiro destino. Porém, ainda assim, o país que mais ouve funk no Spotify fora do Brasil são os Estados Unidos, seguido por Portugal e Argentina.
Países que mais consomem funk fora do Brasil pelo Spotify:
1. Estados Unidos
2. Portugal
3. Argentina
4. Paraguai
5. Reino Unido
6. França
7. Chile
8. Espanha
9. Canadá
10. Itália
Roberta Pate, Gerente de Marketing com Artistas e Gravadoras do Spotify para América Latina e Estados Unidos hispânico, ressalta esse crescimento do gênero no mundo e destaca a importância do Spotify e da internet para que o funk se consolidasse como um dos gêneros mais ouvidos no mundo. “O funk brasileiro já é um verdadeiro fenômeno.
Principalmente nos últimos 2 anos, o gênero quebrou barreiras e fronteiras, deixando o Rio de Janeiro e se expandindo para o Brasil todo e para o mundo. E a grande parceira de artistas como Anitta, MC Kevinho, MC Fióti e Ludmilla, é a internet, mais precisamente o Spotify e os serviços de streaming de música, que permitiram que esse fenômeno se expandisse para fora do Brasil”.
Os últimos 2 anos foram cruciais para a expansão do funk e neste período vários artistas surgiram no Brasil e logo despontaram também no Spotify global. Além de Anitta, MC Kevinho, MC Fióti e Ludmilla, já citados anteriormente, Dennis DJ, MC G15, MC Zaac e Nego do Borel também estão na lista dos artistas de funk mais ouvidos fora do Brasil no Spotify.
As músicas desses artistas brasileiros se tornaram mundialmente conhecidas rapidamente. O funk ganhou as paradas internacionais do Spotify e músicas como “Malandramente”, de Dennis DJ, “Olha a Explosão”, de MC Kevinho, “Bum Bum Tam Tam”, de MC Fióti, “Vai Malandra”, de Anitta, entre outras, se tornaram verdadeiros hits mundiais.

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.