Scarlett Johansson desiste de interpretar homens trans e agradece à comunidade LGBT

A atriz Scarlett Johansson abandonou o papel no qual interpretaria um homem transexual após forte reação negativa da comunidade LGBT. Ao anunciar a desistência, Scarlett alegou motivações éticas.
A estrela de os Vingadores estava preparada para interpretar um gangster trans dos anos 70, Dante “Tex” Gill,
quando foi duramente criticada nas redes sociais por membros da comunidade LGBT, principalmente atores trans.

“Sob a luz da recente questão étnica da minha contratação para viver Dante Tex Gill, decidi respeitosamente tirar minha participação do projeto. Aprendi muito com a comunidade desde a minha primeira declaração”, disse Johansson em comunicado publicado no site da OUT.
A atriz ainda completou a nota publica valorizando aspectos culturais sobre o cinema e sociedade, assim como retornando ao comentário da época. “Nosso entendimento cultural de pessoas transgênero continua a avançar, e eu aprendi muito com a comunidade (LGBTQ) desde que eu fiz o meu primeiro comentário sobre o papel, e sei o quanto pode ter sido intenso. Eu tenho imensa admiração e amor pela comunidade trans e estou infinitamente grata pela discussão sobre inclusão que este assunto teve em Hollywood”.
O anúncio original foi recebido com críticas intensas e muitos apontaram que mostrava as oportunidades limitadas dadas aos atores transgêneros.

Trace Lysette, que estrela a série da Amazon Transparent, disse que representava um problema mais amplo em Hollywood.“Eu não ficaria tão chateado se eu estivesse entrando nos mesmos quartos que Jennifer Lawrence e Scarlett para os papéis cis, mas sabemos que não é o caso”, ela twittou. “Uma bagunça.”
Em resposta, a reação inicial de Johansson foi afrontosa, e ela apontou para outros atores que assumiram papéis transgêneros. “Diga a eles que eles podem ser direcionados aos representantes de Jeffrey Tambor, Jared Leto e Felicity Huffman para comentar”, disse em um comunicado ao site da Bustle. Não é a primeira vez que o atriz é criticado por assumir um papel. Em 2017 ela foi acusada de “branquear”  a personagem do anime japonês no filme Ghost in the Shell, no qual interpretou um personagem que foi originalmente descrita como asiática.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais