61 anos de Madonna! Confira 10 hinos empoderadores da eterna rainha do pop

Nesta quinta-feira dia 16 de agosto, a maior diva do pop completa nada menos que 61 anos. Mais do que hits de sucesso, Madonna presenteou o mundo com músicas provocativas que tocavam em assuntos tabus como a liberdade sexual das mulheres, a repressão da igreja católica e também contribuiu de forma significativa para a cultura LGBT.

O Empoderadxs em parceria com Thyago Bargmann (fã de carteirinha da queen)  listou 10 hinos empoderadores que ajudaram Madonna a cravar seu nome na história da música; Confira!

MATERIAL GIRL :

Inspirado pela interpretação de Marilyn Monroe do número “Diamonds Are a Girl’s Best Friend”, contida no filme Gentlemen Prefer Blondes (1953) e concebido como um “filme dentro de um filme”, as cenas retratam Madonna interpretando uma atriz, cuja personagem se importa mais com o dinheiro e com as joias do que o amor verdadeiro e a personalidade de seu parceiro. Entretanto, esta atriz conclui o contrário, não importando-se com o dinheiro e com coisas caras e sim com o Amor verdadeiro, Irônico e apaixonante. 

 

PAPA DON’T PREACH : 

Após seu lançamento, organizações feministas e outras do campo de planejamento familiar criticaram Madonna por encorajar a gravidez na adolescência, enquanto grupos contrários ao aborto a viam como uma mensagem positiva pró-vida. A canção também lhe causou o primeiro conflito com o Vaticano, porque ela dedicara a música ao Papa João Paulo II, que pediu aos fãs italianos que boicotassem a sua turne mundial, e isso não aconteceu.

 

EXPRESS YOURSELF :

Madonna como uma mulher glamorosa e masoquista chefe de grande uma empresa, onde trabalham homens musculosos. No final do vídeo musical, ela escolhe um deles, A repressão dos diretos das mulheres no poder foi um hino por liberdade e autenticidade para a época, um dos trabalhos mais aclamados naquela época por encorajar a liberdade e o amor. 

 

VOGUE :

Madonna mostrou homenagem a inúmeros atores Hollywoodianos. Esteticamente, o vídeo é inspirado nas décadas de 1920 e 30. No vídeo, que foi filmado em preto e branco, Madonna e seus dançarinos também são vistos dançando voguin’ O vídeo musical para “Vogue” foi classificado como um dos maiores vídeos musicais de todos os tempos, Madonna colocou o movimento LGBT nas pistas de todo o planeta.

 

EROTICA :

LIBERDADE E SEXUALIDADE A PROVA DE FOGO,  que se tornou a maior controvérsia da carreira de Madonna, Naquele ano, o mundo passava por transformações e o maior crédito é justamente em falar sobre liberdade sexual numa época Pós-AIDS, onde a barreira do preconceito e a desinformação eram grandes. Madonna garantiu ainda mais admiração por parte dos homossexuais, falando sobre a dificuldade em se aceitar por ser diferente e apontando novamente em direção ao preconceito e também à hipocrisia.

 

HUMAN NATURE :

uma voz de fundo sarcástica com Madonna fazendo perguntas retóricas baseado em ações de sua vida real, tais como “Eu disse algo errado? Ops, eu não sabia que eu não podia falar sobre sexo. Deve ter sido uma loucura”, bem como a linha “O que eu estava pensando? ” Isto é apoiado pela repetida frase “Expresse-se, não se reprima”, juntamente com a afirmação de Madonna de não ter arrependimentos sobre ter exibido suas “fantasias” e exclamando que ela não é “a única com o problema” e seus expectadores devem “lidar com isso”, porque é a “natureza humana”

AMERICAN LIFE:

Politica e música, Madonna grita pela verdade e liberdade de expressão, apresenta múltiplas referências à cultura americana e todo seu fascínio na era Bush. É considerado uma “música conceitual”, em que seus temas mais recorrentes são o Sonho Americano e o materialismo. uma verdadeira obra prima em termos de conceito e politica para a industria fonográfica na época.

SORRY :

 “Sorry” é sobre capacitação pessoal e auto-confiança, Foi uma resposta sobre todas polemicas ligadas com seu nome na cultura pop e na politica, ela provoca a imaginação da pessoas com deboche e auto afirmação.

https://www.youtube.com/watch?v=B5OPMI13qng

GIRL GONE WILD :

Perdão e auto confiança sobre seus sentimentos e influencias, Rezar para para Deus foi um ato mais corajoso para uma cantora pop para não se subestimar por ser independente, sexy e atrevida e violar toda a hipocrisia implantada em torno de sua idade, ela tava pouco se lixando para os comentários negativos .

LIVING FOR LOVE :

Madonna compôs a faixa com o tema focando em um término de relacionamento, mas desviando e tendo a letra com uma natureza positiva, falando sobre neutralizar os pensamentos negativos com respostas positivas e seguido em frente, e ainda afirma que ainda acredita no amor e que jamais vai desistir dele apesar de todos erros e tropeços que a vida pode trazer, ela não vai desistir jamais do Amor. 

BÔNUS

Diretamente do último álbum para o hall das músicas empoderadoras:

DARK BALLET

Clipe com mais de 6 minutos de duração faz uma dura crítica a intolerância religiosa ao colocar uma mulher trans HIV positiva como Joana D’Arc, sendo queimada na inquisição é ser uma mulher trans



GOOD CONTROL

Nesse hino que contrasta coro infantil com violência, Madonna reproduz o atentado a boate em Orlando, onde 50 LGBTs foram mortos a sangue frio e questiona se Deus ainda esta no cotrole da humanidade.

Sentiu falta de alguma música? Deixe nos comentários!

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais