Brazil's President-elect Jair Bolsonaro holds up the Brazilian soccer championship trophy, as he celebrates with Palmeiras soccer club who won the title after defeating Vitoria, in Sao Paulo, Brazil, Sunday, Dec. 2, 2018. (AP Photo/Andre Penner)

5 Contradições entre o discurso de Bolsonaro e a prática

O presidente eleito Jair Bolsonaro ainda nem assumiu o poder e já coleciona uma série de contradições, entre aquilo que discursava em sua campanha eleitoral e aquilo que ele vem fazendo depois de eleito.

Pensando nisso a equipe do EmpoderadXs elencou 5 contradições gritantes entre o discurso e a prática de Bolsonaro, confiram:

1 – LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO

Após fazer uma campanha pautada na ideia de varrer a corrupção do país, o presidente eleito nomeou uma série de políticos envolvidos e condenados por corrupção para ministérios importantes. Um deles inclusive esta cumprindo regime semi aberto. (https://www.cartacapital.com.br/…/o-ministerio-de-bolsonaro…)

2 – “BRASIL ACIMA DE TUDO”

O famigerado slogan da campanha de Bolsonaro “Brasil acima de todos” entrou em colapso quando o mesmo bateu continência para o assessor dos EUA e virou motivo de chacota na internet. Afina, é Brasil acima de tudo ou Brasil capacho dos Americanos? (https://www.jornalopcao.com.br/…/continencia-de-bolsonaro-…/)

3 – FUGA DOS DEBATES

Após fugir de todos os debates com o argumento de que não podia fazer esforço (por conta da cirurgia) e se expor por conta do risco de sofrer atentado, o presidente eleito se esqueceu da doença e apareceu erguendo a pesada taça do Palmeiras no meio do estádio do Allianz Parque.

4 – O INICIO DA CENSURA

Após acusar o PT de querer censurar a imprensa e prometer impressa livre, Bolsonaro em sua primeira entrevista coletiva como presidente eleito barrou a Folha e jornais do grupo Globo. (https://catracalivre.com.br/…/jair-bolsonaro-barra-folha-e…/)

5-  A DANÇA DOS MINISTÉRIOS

Durante a campanha, Bolsonaro prometeu enxugar a quantidade de Ministérios pela metade para diminuir os gastos da máquina política. Em entrevista recente ele afirmou que pode criar o Ministério da Família; governo agora calcula que terá 23 pastas, quando o prometido foram 15. Além disso, Bolsonaro anunciou o fim do Ministério da Cultura e nesse custo período de tempo entre ser eleito e assumir o poder já anunciou que iria integrar o Ministério do Meio Ambiente com o Ministério da Agricultura. Decisão que ele teve que voltar atrás após a ideia ser amplamente criticada.

(https://noticias.uol.com.br/…/bolsonaro-diz-que-pode-criar-…)

https://exame.abril.com.br/…/se-eleito-bolsonaro-cortara-m…/

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2018/11/bolsonaro-recua-em-fusao-de-meio-ambiente-e-agricultura-e-diz-nao-querer-xiita-ambiental.shtml

E vocês, se lembram de mais contradições do Bolsonaro?  Nos lembre através dos comentários!

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.