Projeto Revide explora o teatro documentário para revelar cenário da violência no Brasil

Com dramaturgia criada a partir de depoimentos reais, espetáculo estreia no dia 3 de agosto no Teatro Cacilda Becker. Elenco traz Ariana Slivah, Carlos Moreno, Letícia Sobral, Lucas Penteado, Marina Santana, Silvia Suzy e Rodrigo Caetano.

Fruto de uma pesquisa iniciada na oficina de verbatim – técnica de teatro documentário que consiste em reproduzir depoimentos reais em cena – ministrada pelo diretor e dramaturgo Herbert Bianchi em 2017, Projeto Revide estreia no dia 3 de agosto, no Teatro Cacilda Becker. O texto, que investiga a violência no Brasil, é assinado por ele e por Letícia Sobral.

Para compor a dramaturgia, foram feitas mais de 50 entrevistas com pessoas de diferentes lugares, origens e profissões, tentando compreender as raízes dessa questão que sempre fez parte do nosso cotidiano. O espetáculo reproduz depoimentos de pessoas como uma aposentada que não sai mais de casa, um ex-integrante de uma facção criminosa, um policial condecorado duas vezes, uma deputada que pretende armar a população, um ex-viciado que esfaqueou a mulher e um jovem sonhador que vive na região mais violenta da cidade.

Essas histórias formam um painel do atual cenário da violência no Brasil. Entrelaçando entrevistas com fatos históricos, a peça desarquiva alguns casos que marcaram a trajetória do nosso país, lançando um olhar sobre uma questão que sempre fez parte do nosso cotidiano. Pontos de vista inusitados e surpreendentes convidam o espectador a refletir sobre os motivos que fazem do Brasil um dos países mais violentos do mundo.

O espetáculo é uma das ações previstas em um projeto contemplado pela 1ª edição do Prêmio Cleyde Yáconis em 2018.

SERVIÇO
Projeto Revide, de Herbert Bianchi e Letícia Sobral
Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa
Temporada: de 3 a 25 de agosto de 2019
Aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h
Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.