Rocketman ganha sessão gratuita seguida por bate-papo no MIS

Indicada ao Oscar de Melhor Canção, cinebiografia de Elton John ganha exibição gratuita no dia 30, seguida de debate

Paralelamente à exposição Musicais no Cinema, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, em parceria com o site Pop with Popcorn e com a Sony Pictures Home Entertainment, realiza uma sessão especial de Rocketman, seguida de debate sobre o filme e sobre o cantor Elton John. O longa-metragem, dirigido por Dexter Fletcher, será exibido gratuitamente no dia 30, seguido de bate-papo com o Duda Leite, curador da exposição no Brasil, e os jornalistas Guilherme Bryan, Pablo Miyazawa e Úrsula Passos. A conversa é mediada por Gabriel Fabri (Pop with Popcorn / Revista Preview).

Indicado ao Oscar de Melhor Canção, pela faixa “(I’m Gonna) Love Me Again”, de Elton John e Taron Egerton, o longa-metragem recebeu três indicações ao Globo de Ouro: além de melhor canção, pelo qual foi premiado, também foi indicado a Melhor Filme Musical / Comédia e Melhor Ator em Musical / Comédia para Taron Egerton, que interpreta o popstar britânico. 

Rocketman possui dois figurinos originais trazidos exclusivamente para o Brasil na  exposição Musicais no Cinema (que fica em cartaz até o dia 16 de fevereiro). A sessão, gratuita, acontece às 19h e o ingresso deve ser retirado com 2h de antecedência na recepção do Museu.

A sessão é apoiada pela Editora Planeta, que publicou a autobiografia “Eu, Elton John”.

Sobre a exposição Musicais no Cinema

A partir de fotografias, vídeos, cartazes, documentos de produção, figurinos e depoimentos, a mostra reúne filmes musicais de diferentes partes do mundo, destacando marcos para o gênero, como Cantando na chuva (1952), Amor, sublime amor (1961) e Dançando no escuro (2000). A curadoria ficou a cargo do pesquisador N. T. Binh, e a adaptação da exposição para o MIS foi desenvolvida pelo jornalista e cineasta Duda Leite, que acrescentou espaços e conteúdos inéditos baseados na cultura brasileira, como Assim era a Atlântida, dedicada ao maior estúdio cinematográfico do Brasil do gênero musical, e uma área que homenageia a atriz e cantora Carmen Miranda.  “Com a adaptação curatorial da exposição, pretendemos apresentar um amplo painel da produção de filmes musicais produzidos no Brasil, desde 1927 até 2019, com destaque especial para alguns movimentos e estúdios cinematográficos”,  explica Duda. “Carmen Miranda, a “brasileira mais famosa do século XX”, e nossa estrela maior dos musicais, ganhará um espaço dedicado só para ela, com exibição de trechos de seus musicais clássicos – como “Entre a Loura e a Morena” (1943), de Busby Berkeley, e “Uma Noite no Rio” (1941), de Irving Cummings -, além de uma seleção especial de objetos usados nos filmes. Não poderia faltar, é claro, itens pessoais, dentre eles um dos seus icônicos turbantes”.
O projeto arquitetônico da exposição, realizado pela Caselúdico – parceira do MIS em mostras como O mundo de Tim BurtonCastelo Rá-Tim-Bum – A exposição e Quadrinhos – sugere uma imersão na atmosfera de cada filme. Musicais no cinema ainda destaca figuras marcantes do gênero como Fred Astaire, Jacques Demy, Julie Andrews, Cyd Charisse e John Travolta.

SERVIÇO
Rocketman | Sessão especial + bate-papo
Data: 30 de janeiro de 2020, quinta-feira
Horário: 19h00 às 22h00
Local: Auditório MIS (172 lugares)
Ingressos:  Gratuitos. Os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.