#MovimentoCompromissoNegro estimula empresas a realizarem ações afirmativas para pessoas negras

Iniciativa tem por objetivo formar rede de empresas inspiradoras que realizem, de fato, ações que visem igualdade racial 

Lançado na ultima semana, o #MovimentoCompromissoNegro, iniciativa de pessoas negras, que  surge para criar uma rede de transformação genuína e criar impacto social com o apoio de empresas e companhias que regularmente se posicionam a favor de questões raciais.

O objetivo é formar uma rede de empresas inspiradoras movidas pela missão de apoiar pessoas negras agora e sempre. Não basta apenas seguir e o engajamento das redes sociais, é preciso combater racismo e preconceito nas empresas com ações afirmativas. Cada companhia parceira se compromete e realizará verdadeiramente a transformação. 

Toda empresa que se une ao #MovimentoCompromissoNegro se compromete a realizar ações afirmativas e de impacto. Os três pilares do movimento são: elaboração de processos de contratação e criação um plano de ampliação do quadro de funcionários para pessoas negras, compromisso em relação à cadeia de fornecedores e, por fim, se comprometer a trabalharem ações afirmativas por meio de patrocínio a iniciativas voltadas às questões de gênero e raça. 

“Queremos que a mudança venha após a mobilização digital. Ela precisa mudar vidas e para isso outras atitudes necessitam ser tomadas e mais do que isso, um compromisso assumido. Existem milhões de brasileiros que sofrem um racismo estrutural há séculos, pedimos para que possamos mudar juntos este cenário. É importante chamar a responsabilidade para si e se comprometer com ações concretas de curto e médio prazo”, afirma Denis Barbosa, idealizador da iniciativa.

O movimento será responsável por acompanhar a evolução das empresas que aderirem o projeto a apoiando em ações afirmativas propostas para construir, juntos, uma mudança estrutural nas empresas que se mantém há anos.

Para participar, as empresas podem acessar a página oficial do movimento e se cadastrar para já fazer parte do movimento. 

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.