TRANSFACE | Entenda o que é e como isso afeta de forma negativa a vida das pessoas trans

Em sua estreia no Empoderadxs a nossa colunista Odara disserta sobre o desserviço do Transface, que utiliza pessoas cisgênero (que não são trans) para dar vida a personagens trans carregados de esteriótipos transfóbicos

Você sabe o que é TRANSFACE?

Transface é o nome dado para a caracterização de personagens cisgênero (pessoas que não são trans) no teatro, no cinema, e na arte em geral, com estereótipos transfóbicos atribuídos as pessoas trans.

A intenção era representar personagens transgênero/travestis, satirizando e ridicularizando de modo extravagante as mesmas, sempre apresentadas com personalidades pejorativas, e ou marginalizadas (como ignorantes, bêbadas, drogadas, vadias, caricatas etc); Um dos problemas, é que isso reforça no imaginário popular a ideia de que uma mulher trans/travesti é um homem cis de vestido ” de mulher”. A personagem do filme Carandiru interpretada por Rodrigo Santoro, por exemplo é uma das* histórias mais tristes e revoltantes, porque eles deram esperanças pra uma atriz trans interpretar uma personagem trans, e no final descartaram ela, pra colocar ele no lugar.

Rodrigo Santoro no filme Carandiru interpretando uma travesti

As inúmeras violências que nós, pessoas trans sofremos é sistêmica e histórica! O genocídio da nossa população EXISTE e é sistêmico e histórico! Ou seja: historicamente foi ensinado (leia se naturalizado) que o certo, é: odiar, satirizar, ridicularizar ou inferiorizar pessoas trans, nos negando direitos e acessos básicos; e isso têm um efeito extremamente negativo direto na vida dessas pessoas, comprometendo a saúde mental, e desempenho social das mesmas. Uma simples ida a padaria, ou ao mercado pode se tornar um pesadelo, porque sempre vai haver alguém que realmente acredita que aquela pessoa está ali, daquela forma, existindo em sua totalidade para a cisheteronormatividade rir, ou entreter-se.

Entenda:
personagens trans ou travestis sempre estiveram sendo interpretades por homens cis. E isso se chama APAGAMENTO. É como se a transfeminilidade fosse uma simples sensação, um mero estado, onde facilmente se entra, facilmente se sai, banalizando as existências e problemáticas reais extremamente cruéis que o corpo T carrega para existir.

Travesti não é bagunça! Respeitem as pessoas trans!

O ator Cauã Reymond realmente tira suspiros e molha muita cueca, e calcinha por aí (inclusive a minha) mas ocupar o lugar de uma mulher trans/travesti, e posar de boquinha aberta, ”brincando” com a feminilidade, sendo ele um homem cishétero, além de reforçar um tsunami de estereótipos, não me soa inteligente, nem honesto, muito pelo contrário, pura falta de respeito.

Estruturalmente as pessoas aprenderam a se sentirem felizes, e ou satisfeitas, ao reconhecerem na mídia a figura transfeminina/travesti SEMPRE* ligada à CHACOTA, ao PEJORATIVO, à piadas DEPRECIATIVAS; ou colocando mulheres trans sempre* em papeis inferiores, e as pessoas que consomem isso sem se questionar sobre ( contribuem para a manutenção desse CIS*tema e para o nosso apagamento reforçando centenas de violências veladas ou não, contra nossas corpas, dificultando sempre que cheguemos na linha de chegada, (isso QUANDO nos é permitido chegar lá); pessoas essas que buscam aval na religião, na ciência, ou em qualquer bolha que tenha criado alguma teoria que invisibilize a história de mulheres trans e travestis, na sociedade/humanidade EM GERAL*dando oportunidades única e exclusivamente à pessoas cis. (salvas raras exceções)

personagem Xuxeta, travesti caricata interpretada pelo ator cisgênero Lindsay Paulino

Por exemplo: Não se vê/ou se vê muito pouco, o contrário: pessoas trans interpretando pessoas cis na TV, ou até mesmo pessoas trans interpretando personagens trans na TV, (OK, hoje em dia até tem uma série ou duas, um filme ou outro com personagens trans, mas ainda é MUITO POUCO, MUITO, POUCO! e só não vê quem não quer.

Jared Leto no Longa ” Clube de compras em Dallas”

PERCEBEM???
Aonde estão as pessoas trans?
Aonde estão as oportunidades, a dignidade e o respeito das pessoas trans?
Precisamos urgentemente começar a nos questionar, e contribuir pra mudar isso. Não dá mais pra fingir que isso não acontece. Se você gosta de aprender, refletir, desconstruir e se questionar-se, se você QUISER ENTENDER MELHOR, o que está sendo trazido aqui, assista agora na NetflixBrasil uma produção incrível chamada REVELAÇÃO/DISCLOSURE que ilustra essas problemáticas com o depoimento de várias pessoas trans (de verdade) maravilhosas! como a fada Mj Rodriguez, a rainha Lavernecox, e a querida Candis Cayne.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais