Violência sofrida pela comunidade LGBTQIA+ é tema do espetáculo Agridoce

Solo do ator João Mar integra a programação do Teatro WeDo!, primeiro teatro virtual e imersivo em 360º da América Latina

Em setembro, a programação do Teatro WeDo!, que alia cultura e tecnologia, conta com a estreia virtual do espetáculo Agridoce, que chega ao palco virtual dia 19 de setembro, domingo, a partir das 18h. O solo do ator João Mar abarca relatos reais sobre a violência sexual sofrida pela comunidade LGBTQIA+.

A partir de relatos e do conto homônimo, de Pedro Leão, que também assina a direção, Agridoce aborda o assédio sexual e o processo de aceitação da sexualidade, passando pela primeira paixão homoafetiva. O espetáculo estreou na 1ª Mostra de e-Teatro da WeDo!, em novembro de 2020, e contemplado com o ProAC Expresso LAB retorna agora em temporada no Teatro WeDo!. O texto que dá base a peça foi contemplado e publicado pelo Prêmio Trajetória Literária de Suzano, em 2011, e trata do intenso processo de aceitação sexual do autor.

Agridoce é o primeiro espetáculo de um pesquisa minha sobre a masculinidade gay e como o e-Teatro pode ser um disparador que, ao mesmo em que ressignifica algumas experiências, conecta o espectador com os relatos que trago pra cena. É muito pessoal, mas falar de abuso sexual em meninos é um tabu ainda e precisamos trazer isso à tona!”, explica Pedro Leão.

Teatro WeDo!

Inaugurado em fevereiro de 2021 o Teatro WeDo! comemora a marca de 40 mil acessos e 15 mil espectadores distribuídos por 23 estados brasileiros e 13 países. Com a realização de três festivais teatrais e 13 espetáculos, o primeiro espaço da área cultural homologado pela plataforma Sympla, já recebeu peças de grandes nomes do teatro brasileiro, como Zé Celso, Irene Ravache, Pedro Granato, Silvero Pereira, Liliana Castro e Luis Lobianco.

Teatro WeDo! integra a produtora cultural WeDo! Entretenimento criada pelos jovens artistas João Mar, Carolina Guimarães e Pedro Leão em São José dos Campos. Além das peças produzidas pela produtora, a ideia é que o Teatro WeDo! transmita espetáculos do país inteiro abrindo espaço para novos artistas e para a cultura regional fomentando a produção de e-Teatro.

Para Pedro Leão a democratização ao acesso ao teatro é o ponto principal na criação do Teatro WeDo!.“Nosso objetivo é levar o teatro para todos e com esta plataforma o público pode assistir espetáculos em cartaz de qualquer cidade do País da mesma forma que veria em um teatro. A plataforma digital nos permite oferecer experiências únicas tanto para os fãs do teatro quanto para aqueles que não têm acesso fácil aos espetáculos, tanto pela distância quanto pelo preço dos ingressos”, conta ele.

Serviço:

AGRIDOCE

De 19 de setembro a 3 de outubro, domingos, a partir das 18h.
Temporada On Demand 30h*.

Ingressos a partir de R$ 10,00 em sympla.com.br/teatrowedo | Duração: 30 minutos | Recomendado para maiores de 16 anos.

Direção, Dramaturgia e Produção Executiva: Pedro Leão | Interpretação: João Mar | Direção de Fotografia: Carolina Guimarães | Direção e Edição de Vídeo: Daniel Beoni | Iluminação: Juliana Kovalenkinas | Figurino: Ana Luiza Suhr Reghelin | Dramaturgia: Isabella Purcino.

*O espetáculo fica disponível pelo período indicado na plataforma do Teatro WeDo! e pode ser assistido uma única vez pelo espectado

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.