Espetáculo sobre HIV e estigma social é destaque na semana do Dia Mundial de Combate à AIDS

O espetáculo teatral “Sobrevida” tem apresentações gratuitas, dias 3 e 4 de dezembro, às 20h, no Centro Cultural da Diversidade

Após estrear na 29º edição do Festival Mix Brasil, o espetáculo “Sobrevida”, vindo de Porto Alegre, volta a São Paulo para curta temporada presencial no Centro Cultural da Diversidade (rua Lopes Neto 206 – Itaim Bibi). As apresentações gratuitas acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro, às 20h, em referência ao Dia Mundial de Combate à AIDS. A peça retrata a vida de um ator, que ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, conduz a plateia por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse trajeto, revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões. Escrito e dirigido pelo gaúcho Jaques Machado, o espetáculo é autobiográfico e transforma situações reais em dramaturgia.

“A vontade de compartilhar a minha história através da arte surgiu meses depois de levar uma vida positiva, mas foi com a morte de um conhecido, que descobriu ser soropositivo e negou o diagnóstico, que vi que precisamos falar mais abertamente sobre o assunto, pois ainda existem muitos tabus postos na sociedade” destaca Jaques. Em cena, o ator mineiro Lincoln Camargo e o brasiliense Xandre Martinelli vivem a mesma personagem em diferentes momentos de vida e também outras pessoas que surgem ao longo das memórias do ator. No coletivo de artistas, estão ainda a atriz e bailarina Angela Spiazzi que fica com a direção de movimento e corpo do espetáculo, Ricardo Vivian na iluminação cênica e Rodrigo Shalako na cenografia.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes da apresentação. É preciso apresentar o comprovante de vacinação contra Covid para ingressar no teatro.

Xandre Martinelli (deitado) e Lincoln Camargo vivem “o ator” e outros personagens das suas memórias. Foto: Bob Souza


Serviço:
O quê: Sobrevida
Quando: Dias 3 e 4 de dezembro (sexta e sábado) às 20h.
Ingresso: Entrada gratuita – retirada do ingresso a partir das 19h no local.
Onde: Centro Cultural da Diversidade – Rua Lopes Neto 206.
Duração: 50 minutos
É preciso apresentar comprovante impresso ou digital de vacinação contra Covid.

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.