Novo APP é ferramenta para denunciar violência contra LGBTs

A partir de agora o Ministério da Transparência e a Controladoria-Geral da União (CGU) pode receber denúncias de discriminação contra membros da comunidade LGBT, feitas por meio de um aplicativo: Todxs.
A parceria com a startup social permitirá rastrear onde acontecem essas denúncias, possibilitando um direcionamento mais eficaz, por meio da Ouvidoria-Geral da União.
A Todxs é a primeira instituição a se integrar ao Me-Ouv, lançado pela CGU em novembro. A iniciativa permite o acesso automatizado da startup ao Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv). Além do tratamento exclusivo e adequado das denúncias, os dados coletados deverão ser utilizados para subsidiar o planejamento e a priorização de ações de governamentais voltadas à população LGBT nas mais diversas áreas, entre elas direitos humanos, educação, saúde e segurança.
Além de coletar denúncias de violência e avaliar o atendimento policial no caso de registros de ocorrência, o aplicativo ainda oferece consulta às normas jurídicas específicas voltadas à comunidade LGBT. A busca pode ser feita por meio de palavras-chaves, pela localização do usuário ou por tema, como família, educação e nome social. Foram compiladas cerca de 800 normas, dados encontrados junto à Secretaria de Direitos Humanos, do governo federal, em assembleias legislativas, câmaras municipais e prefeituras.
Outra possibilidade dentro do aplicativo é encontrar as organizações representativas que oferecem apoio em todo o Brasil. Nesta área, foram incluídas cerca de 180 organizações, cada uma delas com localização, e-mail e site para contato.
As pesquisas foram feitas junto à Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, em assembleias legislativas, câmaras municipais e prefeituras de cidades com mais de 300 mil habitantes, que disponibilizam seus dados em plataformas online.
O objetivo da organização é alcançar 10 mil pessoas até o final de 2018. O aplicativo já está disponível para as plataformas Android e IOS.

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+