Dia do Funk | Em 1 ano, estilo musical triplica no Brasil e ultrapassa o sertanejo

Funk chegou a liderar o ranking com 50% de músicas no top 10 mais ouvidas, passando o sertanejo, em janeiro e fevereiro de 2018

Pouca gente sabe, mas no  dia 7 de julho é comemorado o Dia Estadual do Funk em São Paulo, o estilo musical que tem ganhado uma legião de admiradores em vários países está no Top 10 Mundial da Deezer. A conquista é um reflexo do crescimento do gênero no Brasil, que triplicou entre as músicas mais ouvidas no último ano.

Para se ter uma ideia do crescimento, em julho de 2017 o funk representava 10% do total entre as 10 músicas mais ouvidas no país e em junho de 2018 já alcança 30%. A força do ritmo aqueceu o verão e ficou na liderança em janeiro e fevereiro de 2018 no Top 10, batendo 50% em ambos os meses. No primeiro mês do ano a divisão foi: 50% funk, 20% sertanejo, 20% pop brasileiro e 10% pop internacional. Em fevereiro, mais uma vez o funk ficou com 50% da preferência, seguido por 40% sertanejo e 10% de pop brasileiro.

Outra estatística da Deezer que comprova que o ritmo, antes marginalizado, está ganhando cada vez mais os ouvidos brasileiros é o comparativo das 100 músicas mais ouvidas nos últimos anos. Em 2016, apenas 4% dos hit da Deezer foram funk. Em 2017, este número subiu para 13%. No top charts Brasil, este ano ritmo já alcançou 25% da preferência entre as 100 músicas em janeiro e fevereiro.

Para entrar no clima e lembrar o dia dedicado ao funk em São Pauloa Deezer atualizou sua playlist “Funkadão”, trazendo novidades dos últimos sucessos.

A “Funkadão” foi criada pelos próprios editores de música da Deezer no Brasil e conta com 65 hits do funk para você aproveitar o melhor dos sucessos do momento, como “Vai Malandra (Anitta), Me Solta (Nego do Borel) e Não Encosta (Ludmilla, DJ Will 22). Outros nomes importantes também compõem a playlist, como MC Livinho, MC Menor Mr e MC Kevinho, entre outros.

Para ter um gostinho de como ficou a seleção ou ouvir a playlist Funkadão na íntegra, acesse o link.

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.