Representatividade | Turma da Mônica apresenta pela 1ª vez uma família negra

A família de Milena está na capa da 45ªedição da revista Turma da Mônica. A personagem surgiu no projeto Donas da Rua, liderado pela diretora executiva Mônica Sousa com apoio da ONU Mulheres.

“Estudamos lançar uma família negra há muitos anos. Já em 1960, no início da turminha, eu havia criado meu primeiro personagem negro, o Jeremias, antes ainda de criar a Magali, o Cebolinha, o Cascão e a própria Mônica. Depois teve o Pelezinho e o Ronaldinho Gaúcho, com suas famílias e revistas próprias. Mas não é fácil lançar novos personagens, já que dependem de um estudo de montagem de uma família, cada um com suas características visuais e, principalmente, de personalidade”, afirma o desenhista Mauricio de Sousa, que é carinhosamente conhecido como “o pai da Turma da Mônica”.

A família tem cinco integrantes: a veterinária Silvia e o publicitário Renato, pais de Solange, Milena e Fabinho. Milena tem 7 anos, autoestima elevada, e se identifica de imediato com Mônica, Magali e Marina, das quais será grande amiga. Solange, ou Sol, tem 17 anos, é vocalista de uma banda de garagem. Fabinho, ou Binho, tem 5 anos e vai se dar muito bem com o primo da Magali, o Dudu.

O lançamento de Milena e sua família está inserido no projeto Donas da Rua, que tem o apoio da ONU Mulheres. “Desde 2016 venho participando de eventos que discutem a importância da representatividade. É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em quadrinhos, desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir para isso”, diz Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

Mauricio de Sousa e Milena em evento

A nova moradora do Bairro do Limoeiro já aparece na tematização dos brinquedos no Parque da Mônica, em postagens nas redes sociais da Turma da Mônica, além de participar de eventos da Mauricio de Sousa Produções Ao Vivo.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais