Oficina gratuita aborda as relações históricas entre os musicais da Broadway e Hollywood

Sob curadoria do Pesquisador e dramaturgo Gerson Steves, a oficina irá abordar conteúdo, produção, bem como adaptações do palco para o cinema e vice-versa. A partir de 16 de outubro, na Oficina Oswald de Andrade, em São Paulo.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe projeto de Gerson Steves sobre cinema musical: Caminhos do Teatro Musical e sua relação com o Cinema.

Em 15 (quinze) aulas – sendo uma introdutória e a última conclusiva – Steves irá abordar a relação que o teatro musical estabeleceu ao longo de décadas com a produção cinematográfica. Serão exibidos de 10 (dez) a 12 (doze) títulos dos mais representativos de todos os tempos produzidos na Meca do Cinema, mas tendo por ponto de partida a Broadway. Todos com comentários sobre construção dramatúrgica e sua comparação com o produto original teatral.

O objetivo principal é abordar a relação existente entre uma produção originalmente de Broadway ou West End Londrino e seu correspondente hollywoodiano. Além de focar aspectos como construção dramatúrgica e musical por meio de ferramentas teóricas e criar um ambiente crítico que permita a fruição de obras emblemáticas do ponto de vista artístico e mercadológico.

Como o Brasil tem se tornado um grande polo de produção de teatro musical, antes restrito ao eixo Rio-SP, o que se vê hoje é um cenário que se expande por todo o território nacional – com ambientes de produção em muitas das capitais brasileiras de Norte a Sul. Entretanto, o assunto é abordado sempre do ponto de vista prático (canto/dança/interpretação) e pouco no aspecto da construção e criação do musical (dramaturgia e composição originais).

A oficina se divide em três ciclos fundamentais para a compreensão da produção cinematográfica e teatral de musicais:

Ciclo Antigos Musicais/Heróis e Heroínas, com a exibição de O Homem de La Mancha, My Fair Lady, The Sound of Music e Hello Dolly (em debate, serão discutidos temas como: o musical como obra não original, o herói e a heroína em musicais, análise de algumas cenas e números, símbolos a serem decodificados nas obras).

Ciclo Modernos Musicais/O Rejuvenescimento do Gênero, com a exibição de Hair, Cabaret, Chicago e A Chorus Line (em que será abordada a interseção de gêneros entre o American Musical e outros como o Cabaret Francês, Cabaret Alemão, Vaudeville e Varieté. Discussão sobre metalinguagem).

Ciclo A Reinvenção do Gênero/De Volta ao Começo, com a exibição de O Fantasma da Ópera, Les Misèrables e Rent. Alguns temas abordados: Interseção de gêneros entre o American Musical e outros como as diversas variações da ópera (Opera-Comique, Opera Bufa, Opereta).
Num total de 48 horas aulas certificadas, a oficina ainda abordará os musicais jukebox e biográficos, os revivals. É perfeita para aqueles que são interessados em geral por Teatro Musical, Dramaturgia para Teatro Musical, Roteiro Cinematográfico.

Esta é, portanto, a oportunidade de, se não dissecar o gênero, ao menos tentar entendê-lo mais formal e criticamente.
Um espaço de apreciação e discussão.

Num total de 48 horas aulas certificadas, a oficina ainda abordará os musicais jukebox e biográficos, os revivals. É perfeita para aqueles que são interessados em geral por Teatro Musical, Dramaturgia para Teatro Musical, Roteiro Cinematográfico. Em virtude dos temas abordados e ao horário da atividade, haverá limite mínimo de idade: 14 anos.

SERVIÇO
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP,
De 16 de outubro a 12 de dezembro, das 18h30 às 22h.
GRÁTIS

Informações e incrições: oficinasculturais

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais