Ellen DeGeneres | Carreira e ativismo da apresentadora recebem homenagem no Globo de Ouro

Apresentadora será homenageada pelos seus 25 anos atuando na televisão e por seu trabalho social com a comunidade LGBT e pelo direito dos animais.

Ellen DeGeneres é a pessoa LGBT mais importante da mídia atual. Seu feito se mede pela liderança em audiência de seu programa de TV. Sem enfrentar preconceitos, sua atração é parte das famílias estadunidenses, conseguindo conciliar uma audiência mista de heterossexuais e homossexuais, de conservadores e liberais.

Durante a cerimônia, que acontece no primeiro domingo do ano, em 5 de janeiro de 2020, DeGeneres será homenageada com o Prêmio Carol Burnett, que celebra as carreiras na produção de TV.

“Desde seus seriados, stand-up, até se tornar uma parte diária das familias americanas, na televisão durante a programação diurna, ela é uma pioneira que cativa o público por quase 25 anos com seu inegável charme e inteligência”, disse o comunicado divulgado por Lorenzo Soria, presidente da a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que concede os prêmios Globos de Ouro.

“Além de seu sucesso na televisão, ela é advogada e filantropa, emprestando sua voz as minorias, especialmente os LGBTs e espalhando bondade e alegria através do poder de sua programa diário. Estamos ansiosos para comemorar suas conquistas na cerimônia deste ano. ” concluiu o presidente do Globo de Ouro.

DeGeneres se destacou como lésbica na capa da Time em 1997, ao mesmo tempo em que sua personagem na comédia Ellen saiu do “armário”. O programa recebeu algumas críticas por ser “muito gay” e terminou no ano seguinte. Uma segunda comédia, The Ellen Show, teve vida curta, mas DeGeneres obteve um enorme sucesso com seu talk show diurno: The Ellen DeGeneres Show, chega agora a sua 17ª temporada.

DeGeneres foi nomeada para o Globo de Ouro três vezes. Seu talk show ganhou 63 Daytime Emmy Awards, incluindo um recorde de 11 na categoria de Outstanding Entertainment Talk Show. Ela foi indicada ao Emmy por seus especiais de comédia stand-up.

Ellen DeGeneres recebe a Medalha Presidencial da Liberdade em 2016. (Foto: Reuters)

DeGeneres já recebeu as duas maiores honrarias dos Estados Unidos – a Medalha Presidencial da Liberdade e o Prêmio Mark Twain de Humor Americano.

Além de seu talk show e seriados, ela atuou em vários filmes, mais famosa como a voz de um peixe com deficit de memória nos filmes de animação Procurando Nemo e Procurando Dory.

Ela tem uma empresa de produção que está por trás de programas como Ellen’s Game of Games e Green Eggs and Ham, e o novo serviço da HBO Max incluirá várias de suas produções.

No campo do ativismo, além de dar representação às pessoas LGBTQ, ela criou o Ellen Fund, que busca proteger espécies ameaçadas de extinção, e se manifestou contra o bullying no anúncio de serviço público “Seja gentil”. Em seu talk show, ela levantou mais de US $ 95 milhões para uma ampla variedade de causas.

O HFPA entregou o primeiro Prêmio Carol Burnett a homenageada com o nome do prêmio, a lendária comediante Carol Burnett, atriz e apresentadora de programa de variedades, na cerimônia de entrega dos Globos de Ouro de 2019. A associação apresentou o prêmio em reconhecimento de que a televisão está produzindo um trabalho semelhante aos filmes teatrais em termos de qualidade e influência, observa Variety. É o equivalente de TV do prêmio Cecil B. DeMille da organização, que homenageia conquistas no cinema.

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+