Foto: Divulgação / Pimp My Carroça

ONG cria triciclo e carroças motorizadas para catadores de materiais recicláveis

O projeto Carroças do Futuro tem como papel melhorar a condição de trabalho e a saúde desses profissionais que passam o dia na rua em busca de seu sustento

Cerca de 90% da reciclagem no Brasil é feita por catadores de materiais que ficam pelas ruas atrás de objetos como caixas de papelão, latinhas de cerveja, utensílios de plástico. Esses trabalhadores tem como meio de transporte as carroças, onde colocam o material e armazenam o que recolhem nos bairros e cidades.

Usando a força braçal, das pernas e costas, essas pessoas passam horas expostas ao sol e a má qualidade de serviço. Pensando na saúde desses profissionais, no meio ambiente e na sustentabilidade, o Pimp My Carroça criou um projeto chamado “Carroças do Futuro”.

A iniciativa tem como foco desenvolver carroças e triciclos elétricos que façam uso de energia renovável como alternativa a tração humana, facilitando o trabalho dos catadores de materiais recicláveis.

A ideia começou em 2019 em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). A partir de 2020, no segundo ano de realização, o “Carroças do Futuro” se uniu a Nestlé.

No ano passado foi realizado um Hackathon, onde catadores, diversos parceiros e especialistas (designers, engenheiros e profissionais que atuam na área de gerenciamento de resíduos) discutiram sobre os principais e expectativas de melhora para as carroças.

Seis protótipos de carroças foram idealizados neste evento. O IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, foi o parceiro que orientou tecnicamente a confecção das considerações utilizadas para tirar sugestões do papel e construir um veículo funcional para os catadores.

Um dos protótipos do carroça do futuro desenvolvido no evento. Foto: Divulgação / Pimp My Carroça

A montagem do carro de mão elétrico iniciada em 2019, está atualmente em fase de aprimoramentos.

O objetivo é criar um modelo baseado no uso de energia renovável, com baixo custo e potencial de escalabilidade, de forma a prevenir problemas de saúde dos catadores, fornecendo também a geração de renda. Atualmente dois protótipos estão sendo trabalhados.

“O projeto carroças do futuro é uma inovação sustentável para ajudar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis autônomos a trabalharem com maior eficiência, gerar maior renda e promover qualidade de vida, é a valorização para quem de fato realiza a coleta seletiva, eles trazem uma solução para nossa cidade e hoje não são reconhecidos, trabalhando de forma insalubre”, Adriane Andrade, coordenadora do projeto Carroças do Futuro.

A primeira empresa a receber os serviços, foi a Cooperativa de catadores Cooperben, a doação dos triciclos elétricos foi feita em agosto de 2020.

Com isso a fase de teste foi iniciada. Essa primeira etapa será monitorada pelo Pimp My Carroça, que utilizará os feedbacks feitos pela Cooperben para verificar as possibilidades de aprimoramento do modelo.

Sobre Luiz Fernando Figliagi

Estudante de comunicação social em Ribeirão Preto. Jornalismo por amor e cinema como sonho, vibrei muito quando Parasita venceu o Oscar. Amante de Friends, fã de Harry Potter e músico nas horas vagas. Faço parte dos 5,5 milhões que não tem o registro do pai biológico no RG.