Mattel lança Barbies negras com várias tonalidades de pele e estilos de cabelo.

Em homenagem ao mês da Historia Negra nos Estados Unidos, a empresa de brinquedos esta lançando 4 coleções de bonecas que também comemora os 40 anos da primeira Barbie negra.

A mente criativa por trás do figurino do filme “Queen & Slim” criou os looks mais recentes da Barbie, em homenagem ao mês da História Negra nos Estados Unidos.

A Mattel trabalhou com a estilista Shiona Turini para montar um conjunto de Barbies em 10 estilos de cabelo, tons de pele e tipos de corpo diferentes.

“Eu cresci obcecada pela Barbie que foi um dos meus primeiros ícones da moda, lembro-me claramente de procurar nas prateleiras uma boneca que se parecesse comigo e voltar para casa de mãos vazias até o dia que encontrei uma Barbie Negra, especialmente um conjunto de aniversário da Barbie Negra”, disse Turini ao site da revista People. “Barbie é uma marca histórica que foi inclusiva antes de inclusão estar na moda.”

A linha apresenta uma variedade de tons de pele e penteados, incluindo tranças e afros, além de uma boneca em cadeira de rodas. Para uma das coleções, ela foi inspirada na Barbie Negra original (1980), que usava um vestido vermelho brilhante com um afro. “Essa foi a base dessa imagem”, disse Turini. “Decidimos tê-la em seu trono com os outros bonecos vestidos à sua imagem, também em vermelho para apoiá-la.” A coleção é toda inspirada em personalidades do ativismo negro.

Turini se inspirou nos figurinos da Queen & Slim para a quarta coleção: “Quando eu trabalhei no filme ‘Queen & Slim’, o destaque, o ‘herói’ de mim, misturava estampas de pele de cobra e tigre da mesma maneira. O contraste dos dois padrões subverte completamente as expectativas, e fiquei empolgada por usar a mesma fórmula em peças como as botas altas da Barbie para quebrar o molde tradicional de bonecas com as quais cresci brincando”.

A Mattel, sistematicamente tem lançado uma gama de bonecas que representam a diversidade com diferentes proporções de corpo, cores, habilidades e profissões para acompanhar os tempos atuais.

Os lançamentos mais recentes incluem a boneca neutra em termos de gênero, a linha Barbie Fashionistas, a coleção Barbie juizas como incentivo a carreira em direito.

Sobre Nelson Granja

Paulistano. Formado em Comunicação Social. Já fiz de tudo um pouco nesta vida e ainda tem muita novidade para aprender. Admiro todas as formas de expressão cultural, mas são as artes visuais (Cinema, Teatro, TV, Séries, Artes Plásticas e Fotografia) que me fascinam. Sou G no LGBTQ+