Vibrador completa 150 anos em 2019; Conheça a curiosa origem do produto

Objeto foi criado em 1869 com função médica e hoje tem a finalidade de proporcionar prazer para os usuários

O mercado sensual no Brasil movimenta cifras milionárias. Autossuficiente em sua produção, o país chega a comercializar mensalmente 10 milhões de itens, segundo a ABEME – Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico. Um dos principais produtos que impulsiona o setor é a comercialização de vibradores.

Este item, que se tornou popular no Brasil e no mundo, está completando 150 anos em 2019. A história mais conhecida conta que no século XIX, mais precisamente em 1869, havia mulheres que apresentavam sintomas como ansiedade, dores de cabeça e irritabilidade. Estas iam aos consultórios médicos e recebiam o diagnóstico de histeria e para elas era indicado que praticassem o “paroxismo histérico”, ou seja, era recomendado gozar.  

O mais curioso é que o tratamento era aplicado pelo médico, que ficava encarregado de fazer as massagens íntimas. Para se ter uma ideia, os profissionais chegavam a ter câimbras. Até que, então, o colega George Taylor criou um vibrador a vapor chamado de “the manipulator”.

Essa história consta no livro “The Technology of Orgasm: ‘Hysteria, The Vibrator, and Women’s Sexual Satisfaction”, em português, “A Tecnologia do Orgasmo: Histeria, o Vibrador e a Satisfação Sexual Feminina”, escrito pela historiadora americana Rachel Maines, premiada pela Associação de História Americana em 1999 e de estudos acadêmicos.

O uso do vibrador se difundiu e expandiu como brinquedo na relação sexual. Atualmente há modelos para todos os gostos e formatos, como vibradores em formato de coelhinho e batom, além de alguns mais modernos que aumentam ou diminuem a intensidade das vibrações utilizando-se de comandos remoto.

“O sucesso é tão grande, que a INTT Cosméticos chegou a comercializar cerca de 50 mil vibradores em 2018”, revela Stephanie Seitz, diretora de marketing da INTT Cosméticos.          

Pelo jeito os vibradores têm vida longa no mercado sensual. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Concórdia, no Canadá, as mulheres sentem apenas um orgasmo a cada três masculinos. Olhando para este cenário, a INTT Cosméticos investe constantemente em produtos capazes de estimular os pontos-chave, promovendo o orgasmo feminino.

“Quando a mulher sente vibrar, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo, facilitando o orgasmo”, explica a Lauren Souza, Sex Coach e palestrante oficial da INTT Cosméticos.

Terceira Idade

Sucesso na Netfix, a série Grace and Frankie apresenta duas amigas empreendedoras que desenvolvem um vibrador para mulheres na terceira idade. Símbolo de independência feminina e de auto conhecimento, este produto secular já ganhou vários formatos e tamanhos tanto na ficção quanto no mundo real, e aos 150 anos esta mais vivo do que nunca e continua sendo uma ótima fonte de prazer para pessoas de todas as idades.

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.