Como a cultura machista contribui para a maior taxa de suicídio entre os homens

Apesar do índice de suicídio ter caído no mundo, no Brasil, essa taxa aumentou cerca de 24% entre os jovens, sendo três vezes maior entre os do sexo masculino.

Essa semana a internet foi tomada por vídeos de homens que estão em posição de poder reforçando a cultura machista. Como o vídeo onde o apresentador Silvio Santos aparece expondo meninas de 7 anos de maiô em um concurso de beleza e o vídeo onde o bispo Edir Macedo explica para seus fiéis que mulher não deve cursar ensino superior porque a mulher não pode se tornar a cabeça da relação.

O que muita gente desconhece, ou simplesmente não parou para pensar é que a cultura machista também afeta os homens que se sentem pressionados a exercer um papel na sociedade de reprimir suas emoções, causando uma série de complicações que são agravadas porque essa mesma cultura também ensina que homem é “forte” e que ir ao médico é “frescura”.

Hoje um dos grande problemas da humanidade é a depressão, que a cada dia tem crescido no Brasil e no mundo. É muito importante, salientar que depressão não é bobeira da pessoa. Depressão não é fazer corpo mole. Depressão é uma doença! E é a maior causadora dos suicídios na atualidade.

Apesar do índice de suicídio ter caído no mundo, no Brasil, infelizmente essa taxa aumentou cerca de 24% entre os jovens, sendo três vezes maior entre os do sexo masculino. Dentre os culpados desse crescimento, podemos citar o fácil acesso à internet, inclusive a sites que fortalecem e incentivam o ato do suicídio, a cultura machista e o mito que ainda permanece em se procurar um médico psiquiatra e um psicólogo.

Para o psicólogo comportamental Emerson Viana, com o preconceito em alta, embora a liberdade sexual esteja aflorando cada dia, as demais “liberdades” ainda são consideradas um grande tabu. “Quando alguém do sexo feminino procura um tratamento psicológico, ela não é tão discriminada como no caso de uma pessoa do sexo masculino. No Brasil ainda paira na cabeça de muitos a velha frase que o homem é forte e não pode se curvar diante dos problemas”, explica o especialista.

“Para os homens, mexer com as emoções é sinônimo de fraqueza, por exemplo, enquanto em um filme de romance ou de final feliz, onde há cenas que normalmente as mulheres choram, é comum o homem segurar suas emoções, e isso se aplica a diversas situações do dia-a-dia. Assim, encontramos a cada dia mais e mais pessoas, principalmente do sexo masculino tirando suas vidas”, conclui o psicólogo.

Outro peso que recai sobre os homens é o de ser responsável por prover o sustento da família, uma ideia que vem sendo repetida a milhares de anos através de livros como a Bíblia. Porém, quando isso não ocorre ou a mulher começa a trabalhar e ganhar mais que o homem, ele se sente inferiorizado e infeliz mesmo que isso signifique ter mais comida na mesa.

De tal forma que o machismo pode ser visto como uma faca de dois gumes, de um lado ele fere a mulher que é objetificada, assediada e mesmo trabalhando igual ou melhor que o homem ganha menos que ele. E do outro, o homem sai ferido vítima da própria faca que costumava ferir os outros por reprimir seus sentimentos e não conseguir enxergar com bons olhos a igualdade de gêneros.

Sintomas da depressão

Com depressão não se brinca! Se você perceber que qualquer pessoa da sua casa começou a desanimar da vida, se trancou no quarto, não quer mais tomar banho, não quer mais conversar com ninguém ou se excluiu de tudo e de todos, é quase certo que esta pessoa esteja enfrentando um quadro de depressão. Quando isso acontecer, leve essa pessoa com urgência a um médico psiquiatra e depois a um psicólogo, para que ela não chegue ao suicídio. Além da depressão, perdas significativas como de familiares, empregos e oportunidades na vida tem levado um grande número de pessoas a se suicidarem.

Quantos aos homens para que evitem o suicídio, é muito importante que exista uma evolução no comportamento e a consciência de que não importa se você é homem ou mulher, mas que você é um ser humano, e sendo tal, não está livre das doenças, principalmente daquelas que afetam a mente. Proponho a todos, principalmente do sexo masculino, que venhamos quebrar esse tabu, que homem é o sexo forte. Não! Homem não é o sexo forte! Somos frágeis como qualquer ser humano. E se nossa mente começar a sofrer danos e pensamentos de morte, vamos nos render que precisamos de ajuda e procurar um profissional.

Para saber mais sobre depressão e saúde mental acesse: www.clinicavivapsicologia.com.br

Sobre Emílio Faustino

Formado em jornalismo, atua na área há mais de 15 anos. Amante da sétima arte, no YouTube apresenta o canal EmpoderadXs onde entrevista atores, diretores e ativistas. Atuou em empresas como Rede Globo e UOL, sempre com enfoque em cultura e ativismo. É diretor executivo e fundador do site EmpoderadXs, onde promove a união de minorias sociais e realiza seu sonho de dar voz para quem precisa.