Rubens Ewald Filho é afastado da cerimônia do Oscar após comentário transfóbico

A emissora TNT afastou o crítico de cinema como comentarista oficial da transmissão do Oscar em repudio aos seus comentários durante a  apresentação ao vivo em fevereiro de 2018.

O crítico Rubens Ewald Filho perdeu espaço na transmissão ao vivo do Oscar no canal TNT e seus comentários serão previamente gravados para prevenir e editar possíveis comentários polêmicos do crítico, que causou barulho nas redes sociais neste ano, com um comentário considerado transfóbico e preconceituoso. Foram 34 anos assistindo e participando da premiação.

Durante a transmissão ao vivo do Oscar 2018, o crítico se referiu à atriz trans Daniela Vega, protagonista do longa chileno ‘Uma Mulher Fantástica’, dizendo: “Essa moça na verdade é um rapaz, um transexual, mas ela tem um dom artístico muito legal. Isso emoldura o filme“.  A atriz se tornou a primeira mulher trans a apresentar um prêmio na cerimônia, como também assistiu ao seu filme fazer história como a primeira vez em que o Chile levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.

“Essa moça na verdade é um rapaz” disse Rubens Ewald Filho (Foto: TNT/Divulgação)

Os internautas reagiram “O IMBECIL do Rubens Ewald Filho disse que a Daniela Vega é, na verdade, um rapaz. Eu espero que a TNT, NO MÍNIMO, nunca mais convide este retardado para comentar o Oscar”, pediu um usuário do Twitter. “A TNT sempre escala o Rubens Ewald Filho para comentar o Oscar. Não tem outro?”, questionou um internauta. “Acho que não dá mais pra ficar passando pano pro Rubens Ewald Filho. Não importa saber o nome dos 6 mil membros da Academia, se os comentários são rasos, desconexos, bobos e, além de tudo, grosseiros”, disse outro.

Em comunicado  oficial,  após a repercussão negativa do comentário feito pelo critico, a TNT emitiu uma nota de repudio ao ocorrido e afirmou que o futuro de Rubens seria discutido pela direção canal. “A TNT repudia toda ação e/ou manifestação preconceituosa de qualquer natureza. A marca valoriza, incentiva a respeita a inclusão, a diversidade em todas suas iniciativas para levar o melhor conteúdo e entretenimento para seus fãs”, disse o grupo Turner na época.

A nova responsável por conduzir as apresentações ao vivo na noite da maior premiação do cinema será a atriz e apresentadora Bruna Thedy, ao lado do jornalista Michel Arouca. A cobertura dos eventos no famoso tapete vermelho fica a cargo dos blogueiros Hugo Gloss, Phelipe Cruz e da modelo Carol Ribeiro.

O Oscar na TNT 2019 será exibido no dia 4 de março de 2019, às 20h30.

Sobre Redação

O EmpoderadXs é um site de informação e opinião voltado para as minorias sociais